Segundo colocado nas eleições para governador, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (Patriota) ainda não pode ser totalmente descartado da disputa pela Prefeitura de Goiânia, em 2024.
Teoricamente, sua candidatura ao cargo não seria permitida por já ter sido eleito prefeito de uma outra cidade nas duas últimas votações. No entanto, o próprio Mendanha, em entrevista ao Diário de Goiás, admitiu que há “divergências entre alguns juristas”.
“Até me sugeriram fazer uma consulta”, afirmou. “Em Aparecida, é certo que não posso. Em Goiânia, existem algumas divergências. Na verdade, não existe uma legislação. O que existe é uma normativa do Tribunal Superior Eleitoral dizendo que está vedado os prefeitos itinerantes, que é muito diferente do que aconteceu comigo.”
LEIA TAMBÉM: Não tenho dúvida de que Bolsonaro vai ampliar vantagem em Goiás, diz Mendanha
“O que é o prefeito itinerante? É a figura que se candidatava a prefeito e, quando estava no final do mandato, ele mudava o domicílio eleitoral e se candidatava em outra cidade, diferente de mim, que renunciei ao cargo para ser candidato a governador”, acrescentou.
Mendanha revelou que se encontrou com dois juristas que contestam a tese de que não poderia ser candidato a prefeito em uma outra cidade nas eleições de 2024. Porém, ele ressalta que disputar a Prefeitura de Goiânia, no momento, não é algo que passa pela sua cabeça.