O Memorando de Entendimento para implantação do Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária, no Centro de Convenções de Anápolis, será assinado nesta quinta-feira (15), em cerimônia às 15h30.
Segundo o governo estadual, a nova estrutura deve começar a operar ainda neste ano e será a maior para desenvolvimento tecnológico ferroviário da América Latina.
Ficou definido que o Ministério da Infraestrutura fará a gestão do Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária, enquanto Goiás fica responsável pela cessão do espaço.
O centro funcionará como uma unidade de testes acelerados e padronização de tecnologia, com o desenvolvimento de pesquisas e realização de treinamentos. O objetivo é conceber, prototipar e testar projetos de inovação no sistema de transportes ferroviários. A expectativa é que de Anápolis surjam soluções para a eficiência ferroviária de todo o Brasil.
A estrutura contará com recursos das concessionárias de ferrovias no Brasil, depositados em um fundo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A expectativa é de que entre R$ 10 milhões a R$ 20 milhões do fundo sejam investidos na sua implantação e manutenção com o objetivo de atender todas as concessionárias do Brasil, como a Rumo e a Vale do Rio Doce.