Saúde

Médico revela quais são considerados os cinco piores alimentos do mundo para a saúde

O mundo tem enfrentado cada vez mais desafios em relação à alimentação saudável, enquanto parte do mundo sofre com desnutrição e falta de comida, outra parte sofre com obesidade e excesso de alimentos ultraprocessados. Sobre o excesso de peso, no Brasil não é diferente, um estudo com base na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS – Ministério da Saúde e IBGE) mostrou que a taxa de obesidade aumentou de 20,8% em 2013 para 25,9% em 2019. 

Parte do resultado desta pesquisa se dá ao consumo desenfreado de alimentos que fazem muito mal para o corpo. Quem explica é o médico intensivista e especialista em nutrologia, José Israel Sanchez Robles. “A complexidade dos problemas alimentares traz a necessidade de promoção e conscientização urgente da população sobre a boa nutrição e como selecionar bem os alimentos. Uma dica é evitar ao máximo, eliminar da rotina, alimentos ultra processados e optar por alimentos frescos, sem açúcares e excesso de sal”, comenta o especialista. 

Para ajudar a evitar que a saúde seja prejudicada e, consequentemente, que as pessoas ganhem excesso de peso, José Israel listou os cinco piores alimentos do mundo para a saúde. Confira.

“Macarrão instantâneo, pois tem muito sódio; salsichas, carne ultraprocessada, há indícios de que diminuem o tempo de vida de quem as consomem; Sucos em pó, alta quantidade de açúcar, conservantes e corantes; Refrigerantes, também com excesso de açúcar, consumido diariamente pode levar a condição de diabetes; bolachas recheadas, mistura de açúcar, sal e gordura, principalmente a gordura trans que o corpo não consegue metabolizar e converter em energia”, lista o médico, reforçando que, ao evitar consumir esses alimentos no dia a dia, podem diminuir e muito os riscos de problemas de coração, hipertensão e até diabetes.

José Israel ainda sugere, que estes ‘piores alimentos do mundo’ sejam substituídos na rotina alimentar, por frutas, cereais como aveia, oleaginosas como castanhas, ou seja, alimentos in natura e minimamente processados. “Identificar e selecionar os alimentos é fundamental para uma boa nutrição e para evitar o consumo de alimentos com calorias vazias, aqueles que não irão garantir saúde e energia adequada”, completa. 

Os alimentos in natura, inclusive, devem ser a base de todas as alimentações, e são aqueles obtidos diretamente de plantas ou animais, que não sofrem modificação após deixarem a natureza ou foram minimamente processados. São eles hortaliças (legumes e verduras), frutas, arroz, milho, aveia, feijões, castanhas, leite pasteurizado, UHT ou em pó e ovos. Na dúvida, o médico lembra que a consulta com um especialista sempre ajuda.

Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.

Notícias Recentes

GoiásFomento promoverá a Semana do Crédito em Catalão a partir desta segunda (12)

Entre os dias 12 a 16 de agosto, o Governo de Goiás, por meio da…

11/08/2024

Caiado é o governador com melhor avaliação do Brasil, aponta pesquisa AtlasIntel

Conforme a pesquisa AtlasIntel divulgada neste sábado (10), o governador Ronaldo Caiado (UB) segue com…

11/08/2024

Zagueiro Pedro Henrique enxerga potencial em recuperação do Atlético-GO na Série A

Sem vencer há 55 dias, Atlético-GO vive uma crise que aumenta a cada rodada no…

10/08/2024

Referência, Hospital de Uruaçu realiza 17ª captação de órgãos para transplante

Já é a 17ª captação realizada no próprio hospital, que possui estrutura tecnológica para esse…

10/08/2024

Bombeiros combatem incêndio que destruiu galpão de estopas em Goiânia

A carga de incêndio era muito alta, composta por tecido e madeira. Apesar do cenário,…

10/08/2024

Hemeroteca do IHGG oferece acesso gratuito a 8 mil edições de 105 jornais e revistas sobre Goiás

Reprodução de edição do jornal O Mosquito publicado em Catalão na década de 1920, e…

10/08/2024