Categorias: Brasil

“Me sinto indignada e injustiçada”, diz Dilma sobre autorização de impeachment

Após a votação do processo de pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), realizada neste domingo (17) na Câmara dos Deputados, a presidente ainda não havia se pronunciado. Nesta segunda-feira (18) Dilma realizou uma coletiva de imprensa, ocasião em que se diz indignada e injustiçada.

“É um processo e não tem base de sustentação. É por isso que me sinto injustiçada. A injustiça sempre ocorre quando se esmaga o processo de defesa, mas também quando de uma forma absurda se acusa alguém por algo, primeiro, que não é crime e, segundo, acusa e ninguém se refere a qual é o problema”, afirmou.

A presidente afirmou que assistiu à votação, que durou aproximadamente seis horas e disse não ter visto discussão sobre crime de responsabilidade devido às pedaladas fiscais, que é o motivo que a acusam.

“Não vi uma discussão sobre o crime de responsabilidade que é a única maneira de se julgar um presidente da República no Brasil. A Constituição prevê que o impeachment é possível, sim, e temos de reconhecer que está lá escrito. Mas, ao mesmo tempo, a Constituição estipula que é necessária a existência do crime de responsabilidade para que uma pessoa possa ser considerada e afastada do cargo de presidente da República depois de receber os votos majoritários da população”, disse.

Dilma Rousseff também citou o número de votos que recebeu nas eleições de 2014, que a elegeram pela segunda vez, e insistiu que não houve crime de responsabilidade, uma vez que “os atos praticados” por ela foram também praticados por outros presidentes brasileiros, mas que os parlamentares não haviam antes considerados ilegais.

“Ora, eu recebi 54 milhões de votos e me sinto indignada com a decisão que recepcionou a questão da apreciação da admissibilidade do meu impeachment. Eu vou insistir: não há crime de responsabilidade. Os atos que pelos quais eles me acusam foram praticados por outros presidentes da República antes de mim, e não se caracterizaram como sendo atos ilegais ou atos criminosos, foram considerados legais. Portanto, quando eu me sinto indignada e injustiçada, é porque a mim se reserva um tratamento que não se reservou a ninguém”.

Veja o vídeo do pronunciamento:

{youtube}eH-nRD0ds9o{/youtube}

Leia mais:

Thais Dutra

Notícias Recentes

Debate entre Guilherme Boulos e Pablo Marçal tem troca de acusações e tapa em carteira de trabalho

Durante um debate promovido pelo Estadão, Faap e Terra nesta quarta-feira (14), os candidatos à…

14/08/2024

Concurso da Polícia Penal de Goiás tem prazo de inscrições prorrogado

As inscrições do concurso público da Polícia Penal de Goiás foram prorrogadas até o dia…

14/08/2024

Com apenas seis jogos e agora fora dos planos, meia é dispensado no Goiás

Foram apenas seis jogos do meia Ian Luccas com a camisa do Goiás Esporte Clube.…

14/08/2024

Zagueiro Adriano Martins ainda acredita em “volta por cima” do Atlético-GO na Série A

Com a derrota para o São Paulo no último domingo (11), o Atlético-GO atingiu a…

14/08/2024

OMS declara emergência internacional para surto de mpox na África devido ao risco de pandemia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira (14) que o surto de mpox…

14/08/2024

Primeiro debate entre candidatos à prefeitura de Aparecida acontece dia 21 sem presença de Alcides

O primeiro debate entre candidatos à prefeitura de Aparecida de Goiânia acontecerá na próxima quarta-feira…

14/08/2024