Categorias: Política

MDB oficializa neutralidade na eleição e independência no próximo governo

O presidente do MDB, Romero Jucá (RR), confirmou nesta quinta-feira (11) que o partido decidiu ficar neutro na disputa do segundo turno presidencial e vai liberar seus membros para apoiar Fernando Haddad (PT) ou Jair Bolsonaro (PSL).

Jucá também informou que, diferentemente do que foi feito nos últimos governos, o MDB não vai se atrelar à gestão do futuro presidente, adotando uma posição de independência.

A decisão sobre a neutralidade havia sido antecipada à Folha de S.Paulo pelo presidente do senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), que participou de reunião no Palácio do Planalto com Jucá e o presidente Michel Temer na noite desta quarta-feira (10).

“Estamos tomando uma posição de neutralidade, estamos liberando os membros do MDB para votarem de acordo com a sua consciência e a sua conjuntura estadual”, disse Jucá.

O partido deve se dividir entre os candidatos no segundo turno. Antes mesmo da decisão, por exemplo, o MDB do Rio Grande do Sul decidiu que vai apoiar Bolsonaro.

Por outro lado, Eunício Oliveira já anunciou o voto em Haddad. O senador Renan Calheiros (MDB-CE) também apresenta posições alinhadas com o PT.

Em entrevista, Jucá disse que, a partir do ano que vem, o MDB vai discutir internamente cada projeto e votar de acordo com a posição do partido, sem ligação com o governo.

“O momento é outro. Essa prática de construir maioria com ministérios faliu, não é o caminho para se discutir o funcionamento do governo, eu não defendo o loteamento de ministérios”, disse. “Isso não deu certo no governo da Dilma, não deu certo no governo do presidente Michel Temer. Acho que o novo presidente já recebe uma lição, um exemplo negativo para construir com outra realidade”.

Depois de não conseguir ser reeleito, Jucá disse que é economista, conhece muito bem a política brasileira e pretende trabalhar nessas áreas.

“Vou trabalhar, eu vivo de salário. Diferente do que disseram na imprensa, eu não sou uma pessoa rica, pelo contrário”, afirmou.

Laura Santos Braga

Notícias Recentes

Zagueiro Pedro Henrique enxerga potencial em recuperação do Atlético-GO na Série A

Sem vencer há 55 dias, Atlético-GO vive uma crise que aumenta a cada rodada no…

10/08/2024

Referência, Hospital de Uruaçu realiza 17ª captação de órgãos para transplante

Já é a 17ª captação realizada no próprio hospital, que possui estrutura tecnológica para esse…

10/08/2024

Bombeiros combatem incêndio que destruiu galpão de estopas em Goiânia

A carga de incêndio era muito alta, composta por tecido e madeira. Apesar do cenário,…

10/08/2024

Hemeroteca do IHGG oferece acesso gratuito a 8 mil edições de 105 jornais e revistas sobre Goiás

Reprodução de edição do jornal O Mosquito publicado em Catalão na década de 1920, e…

10/08/2024

Jogos Olímpicos: Brasil vence Turquia e leva o bronze no vôlei feminino

A seleção feminina de vôlei encerrou a participação em Paris 2024 da melhor maneira possível:…

10/08/2024

Seleção Brasileira perde para os Estados Unidos e fica com a prata no Futebol Feminino em Paris

Não faltaram dedicação e suor. Nos Jogos Olímpicos das mulheres, as do futebol feminino defenderam…

10/08/2024