Publicidade
Esportes
| Em 2 anos atrás

Mbappé segue marcas do Rei Pelé pela segunda Copa do Mundo consecutiva

Compartilhar

O segundo gol de Kylian Mbappé diante da Dinamarca fez o atacante avançar no rol de marcas da Copa do Mundo. Com sete gols marcados na história do torneio, o francês de 23 anos já deixou para trás compatriotas como os ídolos Thierry Henry e Zinedine Zidane. Outro nome que vem acompanhando o jovem do PSG nas estatísticas históricas é o de Pelé.

No sábado, Mbappé se tornou o único jogador além do brasileiro a alcançar sete gols em Copa do Mundo com menos de 24 anos. Não é como se o talento geracional de Kylian precisasse de validação, mas a presença dele em tantas estatísticas ao lado do tricampeão mundial mostra o quão impressionante é sua curta e vencedora trajetória – que continua nesta quarta-feira, contra a Tunísia, pela última rodada da fase de grupos do Mundial do Qatar.

Publicidade

Essa história começou na Rússia, em 2018. Então com 19 anos, Mbappé foi um dos principais jogadores na campanha do bicampeonato da França. Nas oitavas de final, contra a Argentina, marcou duas vezes, tornando-se o primeiro jogador sub-20 a fazer dois gols na mesma partida desde… Pelé.

Publicidade

Os dois também são os únicos dessa idade a conseguir o feito em uma partida eliminatória. Enquanto Kylian marcou nas oitavas, Pelé anotou seu “doblete” na decisão de 1958, contra a Suécia. Antes, na semifinal, havia feito um “hat-trick” contra os franceses.

Publicidade

Mas Mbappé guardou algo para a final também. O francês balançou as redes da Croácia na vitória da França por 4 a 2. O gol fez dele o primeiro atleta com menos de 20 anos a marcar em uma final de Copa do Mundo desde “O Rei”.

“Ele ganhou a Copa do Mundo com 19 anos. No meu caso, tinha apenas 17. Acho que ele pode se tornar o novo Pelé,” disse Pelé na oportunidade sobre Mbappé, que foi eleito o melhor jovem da competição.

Publicidade

O camisa 10 francês retomou justamente de onde parou em 2018, estreando com vitória e gol diante da Austrália. Melhor jogador em campo, Mbappé marcou e deu assistência no triunfo por 4 a 1 que abriu a campanha da França no Qatar.

No jogo seguinte, mais uma atuação de destaque. Principal opção ofensiva da França, Kylian Mbappé comandou o time na vitória por 2 a 1 sobre a Dinamarca, que garantiu os campeões nas oitavas de final da Copa do Mundo de forma antecipada.

Com os 3 gols marcados no Qatar, Mbappé chegou a 7 no total, sendo o único além de Pelé a atingir o número nessa faixa etária – abaixo de 24 anos.

“Se o Mbappé continuar a igualar os meus recordes assim, eu vou ter que tirar a poeira das minhas chuteiras novamente”, brincou Pelé em 2018, depois da Copa da Rússia.

O tricampeão mundial não deve se preocupar com isso – seu posto na nobreza do futebol segue intocável. Mbappé segue suas pegadas e, de certa forma, honra o legado das velhas chuteiras do ídolo brasileiro.

Mbappé e Pelé na Copa do Mundo FIFA

Únicos jogadores sub-20 a marcarem em uma final de Copa do Mundo

  • Mbappé França 4 x 2 Croácia – 2018
  • Pelé Brasil 5 x 2 Suécia – 1958

Únicos jogadores sub-20 a marcarem dois ou mais gols em um mata-mata de Copa do Mundo

  • Mbappé França 4 x 3 Argentina – 2018 (oitavas de final)
  • Pelé Brasil 5 x 2 França – 1958 (semifinal) Brasil 5 x 2 Suécia – 1958 (final)

Únicos jogadores com menos de 24 anos a fazerem 7 gols em Copas

  • Mbappé Copa de 2018 (4 gols) e Copa de 2022 (3 gols)
  • Pelé Copa de 1958 (6 gols) e Copa de 1962 (1 gol)

(Conteúdo – Fifa)

Publicidade