A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançou, nesta quarta-feira (23) a Campanha de Matrículas 2023 na rede estadual de Goiás, que conta atualmente com 1.013 instituições de ensino e mais de 475 mil estudantes. As vagas podem ser pleiteadas a partir da presente data, de forma on-line, no site www.matricula.go.gov.br, até o dia 11 de dezembro.
De acordo com a secretária de Educação, Fátima Gavioli não é preciso pressa. “Há vagas para todos. Queremos nossos alunos de volta”, destaca. Podem haver intercorrências neste processo, mas o prazo segue até o dia 19 de dezembro.
“Não precisa correria”, ressaltou lembrando que mais cedo, nesta quarta-feira (23), o sistema chegou a cair com muitos acessos. Ela fez o apelo para que as famílias optem pelo ensino integral. “É um modelo de ensino maravilhoso”, destacou.
Para a matrícula, é necessário informar o nome completo do aluno, a data de nascimento, o CPF do aluno ou do responsável, endereço, telefone para contato e a etapa de ensino, série e turno no qual deseja se matricular.
Além dos dados pessoais, será necessário indicar três opções de escola estadual nas quais deseja pleitear uma vaga. O sistema fará a alocação com base nas indicações do aluno e no número de vagas disponível em cada unidade escolar.
Podem solicitar uma vaga nas unidades escolares estaduais estudantes oriundos de outras redes de ensino, sejam elas municipais, federais ou privadas, e, também, de outros estados, além de alunos que deixaram de estudar e tenham interesse de retomar os estudos.
Efetivação
Após a realização da cadastro, os estudantes devem, entre os dias 19 e 23 de dezembro, acessar novamente o site onde foi realizada a matrícula e verificar a unidade na qual a vaga foi disponibilizada. A efetivação da matrícula deve ser feita na unidade escolar indicada. Na ocasião, será necessário apresentar os documentos pessoais do estudante e do responsável, bem como os comprovantes de endereço e de escolaridade.
Renovação
Para os estudantes que já estiverem matriculados na rede estadual, a renovação da matrícula será feita de forma automática e deverá ser confirmada por meio do Termo de Renovação assinado pelos pais ou responsáveis. Caso o aluno não tenha interesse em permanecer na mesma unidade em que estuda, deverá solicitar a Transferência por Interesse Próprio (TIP) para outra escola da rede estadual até o dia 11 de dezembro. Nesse processo, não haverá a reserva de vagas na unidade de preferência, devendo o estudante indicar três opções nas quais deseja concorrer a uma vaga.