Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 11 anos atrás

Maternidade pública de Goiânia abre a fase prática de residência

Compartilhar

O primeiro curso de Residência em Enfermagem Obstétrica em Goiás, oferecido pela Maternidade Nascer Cidadão, iniciou sua fase prática. O curso, que começou no início de 2014, é realizado pelo Ministério da Educação e Ministério da Saúde/Rede Cegonha, com a chancela da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

A primeira turma é composta por dez enfermeiros, que recebem bolsa do Ministério da Educação para cursarem a residência. A formação tem duração de dois anos e carga horária de 5.760 horas, sendo 20% de aulas teóricas e 80% de aulas práticas.

Publicidade

O estágio será feito em várias unidades do Brasil, seguindo as normas dos Ministérios da Educação e da Saúde. Além da Maternidade Nascer Cidadão e do Hospital e Maternidade Dona Iris, os enfermeiros também terão prática em saúde na Casa de Parto São Sebastião, em Brasília; na Maternidade Sofia Feldman, em Belo Horizonte e também no Rio de Janeiro.

Publicidade

A Maternidade Nascer Cidadão trabalha com enfermeiros obstétricos desde 2009, em partos humanizados. O diretor da maternidade, Sebastião Moreira, enfatizou que a residência em enfermagem obstétrica “vai mudar o perfil da assistência obstétrica no estado de Goiás, da mesma forma que há 14 anos a Maternidade Nascer Cidadão se propôs a implantar e humanização do parto e do nascimento, conseguindo ser referência nacional nessa proposta”.

Publicidade

(Com informações da Ass. de Imprensa da Saúde Goiânia)

Publicidade
Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: altairtavares@diariodegoias.com.br .