Maternidade Dona Iris se prepara para implantação do ‘teste da linguinha’Profissionais serão orientados sobre o novo teste que tem como objetivo prevenir dificuldades na amamentação e na fala
O Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI) vai realizar nessa quarta-feira, 23, capacitação de seus profissionais para implantação do ‘teste da linguinha’. Odontopediatras da rede, cirurgiões dentistas lotados na Maternidade Nascer Cidadão e cirurgiões dentistas envolvidos no projeto de implantação do ”Programa Respire Bem” participarão da atividade, que será ministrada pelo departamento de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS).
A capacitação tem como tema a “Importância do Cirurgião Dentista nas Equipes de Assistência Pré e Neonatal”. O HMDI será a primeira unidade de Goiânia a implantar o teste que está em fase de aprovação no Senado Federal. Também serão discutidas questões gerais sobre cirurgia oral infantil e amamentação.
O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 113/2013 obriga os hospitais e maternidades a realizarem o protocolo de avaliação do frênulo da língua nos bebês. O objetivo é o diagnóstico precoce da anquiloglossia ou anciloglossia, mais conhecida como língua presa.
A língua presa pode causar dificuldades na sucção, na deglutição, na mastigação e na fala. A dificuldade na sucção causaria ainda o desmame precoce. O teste da linguinha nos recém-nascidos possibilitaria o tratamento imediato e prevenção desses problemas.