A partir desta segunda-feira (7), o Hospital da Mulher e Maternidade Dona Iris, na Vila Redenção, região sudeste da capital, recebe 17 médicos residentes que visa o reforço do atendimento na unidade.
Os profissionais atuarão nas áreas de ginecologia e obstetrícia, mastologia, pediatria e neonatologia. O Programa de Residência Médica do HMDI é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM/GO) e Universidade Federal de Goiás e tem duração de dois a três anos. Os médicos receberão bolsa durante o período de realização do curso, que exige dedicação exclusiva.
Desde a reinauguração, em junho de 2012, a Maternidade Dona Iris tem realizado uma média de 400 partos mensais, o que representa cerca de 13 bebês nascidos por dia.
Além disto, desde janeiro de 2016, a unidade atende as gestantes de Aparecida de Goiânia, que estão sem assistência no município em função da reforma da Maternidade Marlene Teixeira.
Solenidade
Foi marcada uma solenidade que marca a chegada dos residentes. Está previsto que eles sejam recebidos pelo prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT). Na ocasião está organizada a entrega de uma escultura em homenagem às mães, doada à antiga Maternidade Dona Iris pela artista plástica Maria Guilhermina. A obra de arte estava danificada e foi totalmente restaurada pela artista. A entrega faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.
Medindo 75 cm de altura e feita de pedra sabão, a obra representa uma mulher segurando uma criança.