Equipamentos de proteção contra a disseminação da Covid-19 são distribuídos no Terminal de ônibus Osvaldo Augustinho Cardoso, em Senador Canedo. Nesta sexta-feira (12), agentes de endemias da Prefeitura do município entregam máscaras protetora e álcool em gel 70% a passageiros presentes no local.
Além disso, a aferição de temperatura, sinalização para que o distanciamento adequado seja mantido e higienização dos ônibus e da estrutura física do terminal, também são ações realizadas de forma constante pelos profissionais, como forma de garantir a segurança dos passageiros e funcionários, neste momento de segunda onda da pandemia.
O Terminal Osvaldo Augustinho, localizado na região central da cidade, é ponto final do Eixo Anhanguera, sentido leste, e ponto de integração de outras seis linhas alimentadoras. Uma média mensal de mais de 8 mil pessoas passam pelo local, somando mais de 200 mil usuários mensais.
O prefeito do município, Fernando Pellozo, acredita que este trabalho é fundamental para combater a disseminação do vírus. “Nessa fase mais crítica da pandemia, o apoio dos agentes de endemias no terminal fazendo esse trabalho de dispensação de álcool, de máscara e de conscientização é de extrema importância”, pontuou.
O chefe do executivo de Senador Canedo explica que essas medidas podem quebrar o ciclo de contaminação do vírus e ajudar a cidade a sair mais rápido da pandemia. “Observando que se trata de prevenção, essa ação consegue contribuir na quebra do ciclo de transmissão e, assim, preservar mais vidas ainda. Então, é muito importante essa contribuição dos agentes de endemias aqui no Terminal de Senador Canedo. Fico feliz pelo trabalho que eles estão fazendo de forma produtiva, protegendo a população, ajudando a gente neste momento”, disse.
Em Senador Canedo, agentes de endemias da Secretaria de Saúde estão divididos em dois turnos com o trabalho de aferição de temperatura de quem circula pelo terminal, distribuição de álcool em gel e também de máscaras. Eles também orientam sobre a importância do uso dessa proteção dentro dos ônibus.
O diretor do Terminal, Charles Bento, disse que os cuidados são reforçados para proteção e evitar a proliferação do Coronavírus. “A sanitização é diária, e uma vez por semana é feita uma grande limpeza em toda estação. Estamos realizando ações constantemente”.
A prefeitura instalou, ainda, lavatórios com água e sabão, para o passageiro higienizar as mãos antes e depois de entrar nos ônibus. “Quem tem a ganhar com isso é toda a população de Senador Canedo. Muito grato aos agentes de endemias e a todos que estão trabalhando firme nesta pandemia pra gente vencer a luta contra a Covid”, ressaltou Fernando Pellozo.