Publicidade

Máscara deixa de ser obrigatória em espaços abertos, em Anápolis

Por 3 anos atrás

O uso de máscara em Anápolis passará a ser opcional em ambientes abertos, como praças, parques e ruas. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (15), pelo prefeito Roberto Naves.

A medida entra em vigor a partir da publicação de nota técnica da Secretaria Municipal de Saúde no Diário Oficial do Município, o que deve ocorrer ainda hoje.

Publicidade

“Nós não estamos tirando a máscara das pessoas. Não será mais obrigatória. A pessoa que tem comorbidade ou resolveu por qualquer razão não se vacinar, a melhor forma de se proteger é com a máscara. Mas o cidadão, por exemplo, que está com três doses de vacina e quer fazer uma caminhada, uma corrida ou vai até uma praça que não tenha aglomeração, o uso da máscara precisa ser opcional”, disse o prefeito.

Publicidade

O documento da Secretaria de Saúde analisa que durante o avanço da variante Ômicron, entre os casos confirmados nos meses de dezembro e janeiro, “houve notória redução do número de atendimento nas unidades de saúde”.

Publicidade

A isso, Roberto Naves atribuiu a ampliação da cobertura vacinal. “A Ômicron foi uma cepa mais branda porque a grande maioria da população já estava protegida. A vacina realmente salva vidas e nós precisamos continuar avançando com o processo vacinal”, explicou o prefeito, informando que o município realizará uma busca ativa para quem não deu andamento ao ciclo vacinal.

Queda na procura por atendimento

Publicidade

Devido à queda na procura por atendimento específico para sintomas gripais, as unidades de saúde São Carlos, Vila Norte e Arco-Íris retornam com os serviços da atenção primária a partir de 21 de fevereiro. No mesmo dia, a testagem passa a ser feita nas unidades de referência contra a covid (Parque Iracema, Bairro de Lourdes, Vila União e São José). Consequentemente, a testagem em massa no Ginásio Internacional Newton de Faria deixa de acontecer.

Publicidade
Compartilhar
Rafael Tomazeti

Jornalista