O secretário-geral do Partido Comunista Brasileiro (PCB), Ivan Pinheiro, e a candidata ao governo de Goiás, Marta Jane, farão a entrega da medalha Dinarco Reis ao militante histórico do partido, Clóvis Bueno, de 107 anos. O evento será realizado em Anápolis, nesta quarta-feira (23), às 19h.
A Medalha Dinarco Reis é uma homenagem feita anualmente aos militantes históricos que tiveram uma atuação destacada na luta de classes e na construção do PCB.
HISTÓRIA DE CLÓVIS BUENO
Nascido em 1907, no Ceará, Clóvis Bueno se formou em Agrimensura no Rio de Janeiro, cidade onde se filiou ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). Participou do levante popular de 1935 que pretendia derrubar Getúlio Vargas do poder, movimento conhecido como Intentona Comunista. Por conta disso, foi preso e condenado a três anos de cadeia. Ao sair, foi para São Paulo, onde trabalhou em um escritório de advocacia. Devido a perseguições no Estado Novo (1937-1945) se mudou para várias cidades do interior: Campinas, Triângulo Mineiro e Goiás. Em 1945 migra para Pires do Rio e funda o PCB. Participou das lutas históricas do partido, como a Campanha do Petróleo em 1953, da resistência ao Regime Militar, entre as décadas de 1960 e 1980 e da campanha pela abertura política nos anos 80.