O fácil acesso à informação, consequência do avanço tecnológico, transformou as mídias digitais em uma das ferramentas fundamentais para o crescimento online das marcas
Com a internet e a globalização, as pessoas passaram a ter acesso à informação com muito mais facilidade. Seja por computadores, tablets ou celulares, a informação está presente na vida das pessoas quando e onde elas estiverem. Mas, o que muitos ainda não perceberam é o quanto as mídias digitais, por exemplo, podem ser influenciadoras na imagem de seus negócios.
Em muitas vezes, os comentários e recomendações de consumidores da marca na internet chegam a passar mais credibilidade e confiança do que o próprio depoimento de um diretor. Geralmente, clientes satisfeitos com o seu negócio publicam comentários positivos e elogiam a marca, o que efetivamente traz novos consumidores e ajuda a empresa a construir uma relação de confiança com seus clientes. Mas, também é preciso ter cuidado: ao mesmo passo em que os clientes satisfeitos podem impulsionar a marca positivamente, os insatisfeitos podem causar muitos problemas à imagem da empresa.
De acordo com o especialista em Propaganda e Marketing, Frederico Pacheco, o surgimento das redes sociais tornou os consumidores mais críticos. “Os princípios do negócio permanecem os mesmos. Mas, o digital amplificou muitas características particulares. Hoje, os clientes estão mais críticos. É mais fácil comparar alternativas, o boca-a-boca ganhou uma escala inédita e as empresas perceberam a importância do relacionamento e humanização das marcas. Cada segmento e cada público-alvo deve ter as particularidades estudadas pela empresa para melhor se relacionar através dos canais digitais”, afirma o especialista.
A internet influencia o comportamento de compra, e essa influência pode ser determinante para o sucesso das marcas no meio online. É por isso que o marketing digital tem um papel muito importante para qualquer tipo de empresa e deve ser muito bem pensado através de um especialista para gerar o maior número de benefícios possíveis ao negócio.
“Estudar bem o canal, o público-alvo e a linguagem é muito importante. Existem muitos detalhes, características e ferramentas que precisam ser conhecidas para garantir que ações deem resultados efetivos. Também é importante fazer antes um planejamento de como o ambiente digital pode contribuir para seu negócio para depois quebrar em ações operacionais. E, se marketing não for a sua especialidade, não tenha medo em pedir ajuda ou contratar profissionais especializados para extrair o melhor de cada investimento”, é o que sugere Frederico Pacheco para quem pensa em colocar um negócio no mundo online.
O ambiente digital pode ser uma porta para o sucesso para os negócios, gera engajamento, formação de identidade da marca e lucros para empresa. O contínuo crescimento desse tipo de negócio deixa o mercado cada vez mais com a necessidade de profissionais que saibam utilizar as diversas ferramentas e possibilidades que a internet oferece. Para isso, o Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) oferece o curso MBA Marketing e Inteligência Digital. Para mais informações: (62) 3945-5050 | bruna.silva@ipog.edu.br.
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