SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Mesmo sem entrar em campo, o Internacional deu na noite desta segunda-feira (28) mais um passo em direção à série B do Campeonato Brasileiro. Isso porque o Vitória, seu principal concorrente na luta contra o descenso, bateu o Coritiba por 1 a 0 no Couto Pereira, com golaço de Marinho, e deixou os gaúchos em situação extremamente complicada para a última rodada.
Com o triunfo, o Vitória chegou a 45 pontos e abriu três em relação ao Internacional, com apenas mais uma rodada pela frente. Fora isso, a equipe baiana tem -1 de saldo, contra -6 do Internacional. Portanto, o time gaúcho precisa, além de vencer o Fluminense fora de casa e torcer por uma derrota do Vitória diante do Palmeiras, tirar a diferença de saldo de gols.
Outra probabilidade de o Internacional escapar do rebaixamento é, além de triunfar, torcer para o Sport não vencer o já rebaixado Figueirense na Ilha do Retiro. A equipe pernambucana soma 44 pontos. O Coritiba, por sua vez, estaciona nos 46 pontos e dificulta a sua ida para a Sul-Americana 2017.
Já virou rotina Marinho decidir os jogos para o Vitória, especialmente nesta reta final de Campeonato Brasileiro. E na noite desta segunda-feira não foi diferente. O atacante precisou de apenas dez minutos para abrir o placar e marcar um golaço no Couto Pereira.
Ele arrancou pela direita, driblou toda defesa do Coritiba e, de canhota, fuzilou o goleiro Wilson. Com isso, Marinho marca pelo quinto jogo consecutivo e chega a 11 gols na competição nacional.
O Coritiba praticamente não criou na etapa inicial. Com o meio-campo pouco efetivo e sem espaço, o time da casa foi presa fácil para a marcação do Vitória, que dominou o jogo antes do intervalo mesmo no Couto Pereira. Insatisfeito, Carpegiani sacou Iago já no intervalo.
Se por um lado praticamente não levou sustos na etapa inicial, o Vitória teve bastante trabalho para segurar a pressão do Coritiba no segundo tempo. Atrás no placar e empurrado pela torcida, o time alviverde partiu para cima e passou a criar diversas chances -apesar de, a maioria, em bolas alçadas para a área. Coube à defesa rubro-negra resistir como pôde.
Kieza, Norberto e Victor Ramos levaram cartão amarelo e, como estavam pendurados, viraram desfalques importantes do Vitória para a última rodada do Brasileiro.
Curiosamente, apesar de ainda brigar para não cair para a série B, o Vitória é dono do quarto melhor ataque do Campeonato Brasileiro, agora com 50 gols. Fica atrás apenas dos quatro primeiros colocados da tabela: Palmeiras (60), Flamengo (52), Santos (58) e Atlético-MG (61).
Torcedores do Grêmio puderam ser vistos entre os rubro-negros no Couto Pereira. O motivo? Torcer pelo Vitória e ver o arquirrival Internacional mais perto da segunda divisão.
CORITIBA
Wilson, Dodô, Walisson Maia (Juan), Nery Bareiro e Juninho; Amaral, Yan e Iago (Vinícius); Leandro, Kazim (Evandro) e KleberT.: Paulo César Carpegiani
VITÓRIA
Fernando Miguel; Norberto, Kanu, Victor Ramos e Euller; Willian Farias, Marcelo e Cárdenas (Tiago Real); Marinho (Amaral), Kieza e Zé Love (David)T.: Argel Fucks
Estádio: Couto Pereira, em Curitiba
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Cartões amarelos: Nery Bareiro, Leandro, Yan, Dodô, Vinícius (C); Norberto, Kanu, Willian Farias, Victor Ramos, Kieza (V)
Gol: Marinho, aos 10 min do 1º tempo
Público: 12.755 pagantes
Renda – R$ 223.095,00