O Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) recebeu um certificado nacional de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O termo de qualidade nível 1 coloca a unidade como uma das referências no atendimento a traumas no país.
Para que o Hugo conseguisse essa certificação, foi realizada uma espécie de auditoria, solicitada pela própria direção do Hugo. Os pontos observados foram: liderança e administração, organização profissional, atenção ao paciente, diagnóstico, abastecimento, apoio logístico, ensino técnico e pesquisa.
Para entrega da certificação foi realizado um evento no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o representante da ONA e diretor de projetos do Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde, Christian Ferreira, destacou que a acreditação ajudará o Hugo na sua rotina.
“Uma certificação de qualidade por um órgão externo como a Organização Nacional de Acreditação, acaba trazendo uma certa distinção diante dos hospitais. O Hugo é a 3ª unidade de Trauma do Brasil pública que tem este reconhecimento. É uma distinção importante”, afirmou.
{source}
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FDiariodeGoias%2Fvideos%2F1196447160448571%2F&show_text=0&width=560″ width=”720″ height=”480″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>
{/source}
O diretor geral do Hugo, Ciro Ricardo Pires de Castro, afirmou que para a unidade melhorar mais, há a necessidade de aperfeiçoamento na unidade e também no sistema de regulação.
“Para melhorar, há uma interdependência de todos os sistemas. Passando pela prevenção ativa e passiva, pela capacidade de diminuir os índices de mortalidade de acidentados que são assustadores. Precisa haver uma interpelação entre os hospitais, o bom atendimento primário, o fato de cada cidade do interior, os que gerenciam a saúde, resolvam os problemas mais simples nos locais de origem e os casos mais graves no Hugo”, argumentou Ciro Ricardo.
O Hospital de Urgências de Goiânia recebeu a certificação ONA nível 1, há ainda outras duas certificações: nível 2 e 3. Segundo o secretário de Saúde, Leonardo Vilela, há a expectativa de que nos próximos meses, outros cinco ou seis hospitais públicos deverão receber certificações.
“São hospitais públicos que atendem a população, principalmente de baixa renda. O Hugo é o 5º hospital público de Goiás que recebe esta acreditação, e nós temos pelo menos mais uma meia dúzia de hospitais públicos que está a caminho de receber esta acreditação”, explicou.
O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), argumentou durante o evento que o Hugo cumpre a finalidade dele que é a de salvar vidas. Ele disse que diferente de outras épocas, o hospital tem insumos e que os equipamentos funcionam.
“Hoje os aparelhos de diagnósticos funcionam bem. Não faltam insumos, médicos, enfermeiros. As infecções foram reduzidas. Isso é o maior compromisso que a gente pode ter com a cidadania, que é o de efetivamente aplicar bem os recursos públicos”, destacou.
{source}
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FDiariodeGoias%2Fvideos%2F1196459453780675%2F&show_text=1&width=560″ width=”720″ height=”480″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true”></iframe>
{/source}
Lembrança
Durante a solenidade de entrega de certificação, Marconi Perillo, lembrou que o ex-governador Henrique Santillo construiu o Hugo e estabeleceu parte da rede de Saúde que existe até hoje em Goiânia e Goiás.
“Há 26 anos eu era assessor do governador Santillo quando ele construiu o Hugo. Ele construiu também uma rede de Cais, Ciams e uma rede de hospitais regionais. Fico feliz de ter colaborado com ele no governo”, disse.
O secretário de Saúde do estado de Goiás, Leonardo Vilela, destacou a importância do certificado que foi entregue .
{source}<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FDiariodeGoias%2Fvideos%2F1196420633784557%2F&show_text=1&width=560″ width=”720″ height=”480″ scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true”></iframe>{/source}