O governador Marconi Perillo participou na Assembleia Legislativa de Goiás, do lançamento do livro Família Jayme – Genealogia e História (Ed. Kelps), escrito por Nilson Gomes Jayme. A obra, de 1.148 páginas, conta a história de membros notórios da família Jayme.
“Não se poderia deixar perder a grande obra que Jarbas Jayme [jornalista, 1895-1968] deixou. Ele que foi grande genealogista e historiador, com uma obra importante, não apenas pela quantidade de pessoas, mas pela qualidade do material. Muitas pessoas e famílias foram biografadas – cerca de 145, mas muitos membros da família Jayme ainda ficaram de fora”, alegou Nilson Gomes, ao justificar a motivação em escrever o livro.
Marconi, que prefaciou a obra, ressaltou a importância histórica do livro, por biografar pessoas ilustres para a construção histórica de Goiás. “Essa genealogia da família Jayme com certeza será muito pesquisada nas bibliotecas. Afinal de contas, relata a história de pessoas que tiveram importância cultural, educacional, na Medicina, na Engenharia, no Direito, na política”, sublinhou o governador, ao citar Fausto Jayme “uma das lendas vivas da história da Medicina” e o maestro Joaquim Jayme.
“Muitos desses homens aqui retratados tiveram parte na construção da história de Goiás. Dr. Olímpio [Jayme] foi presidente da Assembleia Legislativa, ocupou diversos cargos. O Frederico [Jayme] foi presidente da Assembleia Legislativa, quatro vezes presidente do Tribunal de Contas do Estado, secretário de Segurança Pública. Eu que sou Jayme, por vias tortas, também tenho uma história na política. O ministro Ovídio, que também é Jayme, ministro de Estado, secretário várias vezes. O Tasso, secretário; René, presidente da Sudeco, foi secretário várias vezes, presidente da Celg”, enumerou Marconi.
O autor agradeceu a disposição do governador em prefaciar o livro. “Daqui a 50 anos, quando olharmos para trás, as pessoas admirarão e dirão: ‘Esse livro foi prefaciado pelo presidente do Brasil’”, declarou Nilson.
“Mostrei para a Valéria, que está em São Paulo, e ela ficou muito feliz, principalmente à parte que dedica a ela e a mim”, disse o governador a Nilson Gomes. A primeira-dama e presidente de honra da OVG, Valéria Jaime Peixoto Perillo, é integrante da família.
Em discurso, Marconi falou da infância com o autor, em Palmeiras de Goiás. “Você vendendo jornal, eu engraxando sapatos, vendendo picolé, frutas e linguiça na rua. Somos de famílias tradicionais, mas de pais e mães trabalhadores, simples, honrados. Sempre tive uma admiração muito grande pelo seu pai, um homem honradíssimo, trabalhador. Dedicou a vida às causas de Palmeiras”, lembrou.