Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 8 anos atrás

Marconi Perillo lança oficialmente o Maio Amarelo em Goiás

Compartilhar

Foi lançado oficialmente na manhã desta quinta-feira (11), em cerimônia realizada no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o Maio Amarelo. O movimento, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para os altos índices de mortos e feridos no trânsito, foi aberto no estado pelo governador, Marconi Perillo.

O Maio Amarelo tem como proposta, por meio de uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil organizada, que sejam realizadas ações de sensibilização e mudança de comportamento social. O Detran-GO coordena o movimento no âmbito estadual e tem mais de 200 parceiros no movimento.

Publicidade

De acordo com Marconi, o trânsito brasileiro tem estatísticas vergonhosas, com mais de 50 mil vítimas fatais só em 2016, número superior ao de mortos em guerras. Segundo ele, com informações da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), o Estado gasta mais de R$ 2 bilhões por ano, no tratamento de pessoas com sequelas em decorrência de acidentes de trânsito.

Publicidade

Para o governador, é necessária a sensibilização e conscientização da sociedade para o assunto. Marconi Perillo ressaltou a autorização de gastos, via imprensa, para divulgação de campanhas educativas, blitzes da balada responsável, visando o melhor comportamento do motorista.

Publicidade

Marconi lançou um pacote de medidas que visam à redução do número de acidentes no Estado. Entre as propostas, está a efetivação de parcerias com as prefeituras do interior e sinalização de trânsito horizontal e vertical em mais de 140 municípios goianos.

O presidente do Detran-GO, Manoel Xavier, afirmou que o engajamento da sociedade, a mudança de conduta são fundamentais para o compartilhamento harmônico das vias e melhoria dos resultados. De acordo com ele, o foco é educar para não punir.

Publicidade

“A proposta é criar uma grande corrente do bem. Nós somos os indutores, os facilitadores para que cada cidadão espalhe isso por ai. A segurança viária não deve ser uma luta governamental e sim, social. A mensagem do Maio Amarelo deve se estender durante todo o ano”, disse Xavier.

Corpo de Bombeiros

Durante a solenidade, foram entregues cinco caminhões/viaturas de salvamento do Corpo de Bombeiros. De acordo com Marconi Perillo, a meta é contribuir para a redução do tempo de resgate das vítimas, proporcionando maiores chances de sobrevivência. No total, o custo dos novos veículo foi de R$ 3, 32 milhões, arrecadados com multas de trânsito.

Ainda segundo o governador de Goiás, até o aniversário da corporação, em novembro, outros 30 veículos deve sem entregues para integrar a frota dos Bombeiros.

CFCs

Na ocasião, foi lançado o programa de isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos de Centros de Formação de Condutores (CFCs). A medida integra um pacote de ações que visa a melhoria da formação dos condutores em Goiás.

Segundo o deputado estadual Charles Bento, que representa a categoria, 3.100 veículos serão beneficiados com a isenção, retroativo a janeiro. Para ele, isso proporcionará aos centros de condutores, condições para a compra de veículos novos e qualificação de instrutores.

Selo comemorativo

Ainda durante a solenidade, os Correios, parceiro do Detran-GO no Maio Amarelo, lançaram um selo alusivo ao movimento. 

Publicidade