O governador Marconi Perillo liberou 1ª e 2ª parcelas do Goiás na Frente para 40 municípios goianos. A solenidade foi realizada na manhã desta quinta-feira (3), no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira e reuniu, além dos prefeitos, o vice-governador José Eliton, deputados, vereadores, representantes classistas e moradores dos municípios contemplados. 28 municípios goianos receberam a primeira parcela dos convênios e, outros 12, receberam já a segunda parcela. Os valores, oriundos do Tesouro Estadual, ultrapassam os R$ 9,2 milhões e são destinados ao atendimento das demandas definidas pelos próprios gestores municipais.
Segundo o secretário de Estado de Governo, Tayrone Di Martino, “63 cidades já receberam a primeira parcela do programa, e outras 35 já foram contempladas com a segunda parcela. Nós nunca tivemos um volume tão grande de processos para a liberação de recursos aos municípios num espaço de tempo tão curto quanto o que estamos vivenciando”. O secretário destacou também que “a contrapartida devida aos municípios, pela primeira vez na história de Goiás, é de apenas 1%. Isso deixa claro que o objetivo do governo é ajudar os municípios”.
Marconi Perillo iniciou seu discurso falando diretamente aos prefeitos, ao dizer que “não estamos brincando de republicanismo. Eu sempre exercitei a democracia ao longo dos meus quatro mandatos, e o José Eliton tem feito a mesma coisa”. Os prefeitos escolheram as prioridades de seus municípios, onde o dinheiro será aplicado, “e assim Goiás dá exemplo ao Brasil de republicanismo, por ser o primeiro estado a sair da crise. Nós estamos ajudando o Brasil a sair da crise e a gerar os empregos que as pessoas tanto precisam”, comentou o governador.
O vice-governador e coordenador do Goiás na Frente, José Eliton, enumerou os municípios visitados por ele e Marconi Perillo para a entrega de recursos, “mais de 150 cidades” que estão com obras e serviços em andamento “em todas as regiões”. “Essas obras estão transformando o Estado de Goiás”, frisou e conclamou os prefeitos a agilizarem a documentação necessária para a liberação dos recursos, “porque nós temos pressa para seguir em frente, para mostrar ao Brasil um Estado que avança e prospera”. José Eliton frisou que, até o final de agosto, todos os municípios terão sido visitados, mas que, “até o final de novembro vamos percorrer mais uma vez todas as cidades para acompanharmos o andamento das obras”.
Governador comenta críticas ao Goiás na Frente
O governador comentou as críticas de “um ou outro bobo da oposição que vai cair do cavalo ao usar o discurso de que nós fazemos compromissos e não cumprimos, que dizemos que vamos ajudar os prefeitos da oposição e não ajudamos”,
Marconi ressaltou que, nesta quinta-feira, no ato de repasse de recursos do Goiás na Frente, “não estamos firmando convênios, mas estamos aqui para pagarmos a primeira e a segunda parcelas do Goiás na Frente para que as cidades sejam lugares melhores para viver”.
O prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro (PSDB), no ato representado os demais gestores, disse que “está evidente nos olhos das pessoas a alegria que elas estão sentindo por verem as ruas sendo asfaltadas, as praças mais bonitas, as cidades organizadas, tudo isso graças ao Goiás na Frente”.
Ele destacou ainda que “Goiás vive um momento ímpar, diferente da maioria dos estados brasileiros, pois está avançando, com todos os 246 municípios goianos unidos ao Governo do Estado”.
Ao final do encontro, o governador relatou que Gameleira “saiu na frente e é a primeira cidade a entregar a primeira obra do Goiás na Frente, o que nos surpreendeu”. A previsão é de que a obra seja inaugurada dentro de 10 dias, com a presença de Marconi Perillo.