Categorias: Cidades

Marconi lança segunda etapa do Programa Água Para Todos

O Governador Marconi Perillo e o secretário de Desenvolvimento, Luiz Maronezi, lançam hoje, no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, a segunda fase do Programa Água Para Todos, parceria entre o Governo de Goiás e o Ministério de Integração Nacional. Esta fase corresponde à implantação de 106 Sistemas Coletivos de Abastecimento de água potável em comunidades rurais de Goiás, com previsão de atendimento a mais de 35 mil pessoas.

“O acesso a água de boa qualidade é essencial para todos, parece algo simples e óbvio, mas sabemos que muitos enfrentam grandes dificuldades para alcançar esse bem. Esperamos que com estas ações possamos levar qualidade de vida, prosperidade e desenvolvimento para as comunidades atendidas”, enfatiza Luiz Maronezi. 

O sistema coletivo de abastecimento é composto pela perfuração de poços de grande profundidade e, ainda, a instalação de pequena rede de distribuição da água para a comunidade. Serão investidos nesta ação R$ 18 milhões de reais, recursos oriundos do Governo Federal e contrapartida do Governo de Goiás.

Serão atendidas prioritariamente comunidades de assentamentos rurais localizadas nas regiões do Entorno de Brasília, Norte, Nordeste e Oeste. Como critérios para a escolha das regiões, o Comitê Gestor Estadual do Programa Água Para Todos, coordenado pela SED, observou questões como índice pluviométrico, clima e os requisitos estabelecidos pelo Governo Federal, que abrange renda per capita, entre outros.

O Programa

Em Goiás, o Programa Água Para Todos prevê investimentos de R$ 31,4 milhões na realização de três ações: a implantação de 500 Cisternas de Polietileno de Abastecimento de Água, 106 Sistemas Coletivos de Abastecimento de Água e a instalação de 1595 Unidades de Captação de Água por poços revestidos de baixa profundidade. Ao todo, serão mais de 55 mil pessoas beneficiadas pelos programas, em comunidades localizadas em regiões com difícil acesso a água.

A primeira fase do Programa já foi cumprida por Goiás, com a implantação de 500 cisternas para captação de águas de chuva destinadas ao consumo humano, distribuídas em dez municípios goianos com atendimento a mais de 2500 pessoas. Sendo 50 cisternas em assentamentos de 10 municípios: Buritinópolis Divinópolis, Campos Belos, Guarani de Goiás, Iaciara, Nova Roma, Cavalcante (Calungas), Sitio da Abadia, Flores de Goiás e São Domingos.

Marcley Matos

Notícias Recentes

Acidente em Vinhedo: Cristais de gelo pode ser uma das hipóteses da queda da aeronave

As caixas-pretas contendo os gravadores de voz da cabine e de dados do voo 2283,…

11/08/2024

Preso homem que ludibriava idosos em caixas eletrônicos e aplicava golpes em Uruaçu

A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Uruaçu,…

11/08/2024

Brasil fecha participação em Paris 2024 com histórias inspiradoras e mulheres no topo

O Brasil termina os Jogos Olímpicos Paris 2024 com muitos motivos para se orgulhar. Do…

11/08/2024

GoiásFomento promoverá a Semana do Crédito em Catalão a partir desta segunda (12)

Entre os dias 12 a 16 de agosto, o Governo de Goiás, por meio da…

11/08/2024

Caiado é o governador com melhor avaliação do Brasil, aponta pesquisa AtlasIntel

Conforme a pesquisa AtlasIntel divulgada neste sábado (10), o governador Ronaldo Caiado (UB) segue com…

11/08/2024

Zagueiro Pedro Henrique enxerga potencial em recuperação do Atlético-GO na Série A

Sem vencer há 55 dias, Atlético-GO vive uma crise que aumenta a cada rodada no…

10/08/2024