O governador Marconi Perillo (PSDB) lançou nesta segunda-feira (13) o Programa 17 ODS – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável em Alto Paraíso de Goiás para transformar a cidade em uma referência mundial de economia sustentável e inovação. A solenidade foi realizada no Novo Portal da Chapada dos Veadeiros, na GO-239.
O programa será realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), em parceria com a Prefeitura de Alto Paraíso, com apoio da Associação Awaken Love, da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Procon, Saneago e Agência Goiana de Habitação (Agehab).
“Em nenhum lugar do mundo nós vamos encontrar um clima tão propício ao desenvolvimento de um projeto tão nobre, como este. Porque não são apenas as autoridades, é toda essa energia catalisada por tantas pessoas de boa vontade. Em lugar nenhum no mundo vamos encontrar tantos dons e talentos reunidos em favor de uma causa só. Tanta sinergia e convergência como a que nós estamos tendo aqui hoje”, disse o governador.
O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP-GO), José Eliton, destacou que a pasta dará o suporte necessário para a implantação do programa. “Vamos juntar esforços para já, de pronto, encaminhar a implantação das estruturas necessárias para área de Segurança Pública. Vamos garantir todo o suporte para o encaminhamento de ações que possam viabilizar o alcance desse ideal”, afirmou.
“Nós, do governo de Goiás, somos sensíveis ao programa de pensar localmente, mas agir globalmente. Estamos aqui hoje para trazer ações concretas mirando os ODS, as metas do milênio”, ressaltou o secretário da Secima, Vilmar Rocha. O projeto reúne uma série de ações e tem como fundamento os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), também conhecidos como as Metas do Milênios.
Os 17 ODS visam acabar com a pobreza, fome, assegurar uma vida sustentável, igualdade de gênero, a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos, acesso confiável, moderno e a preço baixo à energia para todos, promover o crescimento econômico sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos, construção de infraestruturas resilientes, industrialização inclusiva e sustentável, além de fomentar a inovação.
A Secima, por exemplo, será responsável por questões como igualdade de gênero, emprego e erradicação da fome e da pobreza. Já a Secretaria de Saúde (SES-GO) desenvolverá ações para garantir vida saudável e promoção do bem-estar. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED) ficará com a parte referente a trabalho, indústria, produção e consumo sustentáveis.