Categorias: Economia

Marconi garante 51 novos kits para emissão de Carteira do Trabalho Digital

A aquisição de 51 novos kits para Emissão da Carteira do Trabalho Digital foi assegurada pelo Governo de Goiás, após audiência do governador Marconi Perillo com o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, realizada nesta tarde, em Brasília. A secretária de Cidadania e Trabalho, Leda Borges, participou da reunião. A entrega dos kits será feita por meio de comodato entre o Governo de Goiás e o Ministério do Trabalho.

“O ministro nos garantiu que os 51 kits serão emprestados em comodato para o Governo de Goiás, até que a gente possa concluir a nossa licitação, para que não haja mais transtornos.l na emissão”, explicou Leda Borges. O governador avaliou a audiência como “muito positiva”. O novo sistema de emissão da Carteira do Trabalho Digital assegura agilidade na entrega do documento por possibilitar a validação online dos dados do trabalhador junto ao sistema do PIS da Caixa Econômica Federal.

A atualização das informações também contribui para evitar fraudes e dá mais segurança no pagamento de benefícios trabalhistas e previdenciários. O documento é entregue imediatamente ao trabalhador. Para a expedição das carteiras online, todas as unidades do Sine de Goiás precisam ter o kit com a caneta digital para a assinatura dos cidadãos que pleiteiam a carteira de trabalho. Com a parceria formado junto ao Governo de Goiás, a expedição ficará garantida.

“Viemos também agradecer ao ministro pela liberação de recursos para a formação de trabalhadores em Goiás e conversar sobre programas que nós temos no Estado e que dependem do auxílio do Ministério do Trabalho. Fomos muito bem recebidos”, afirmou Marconi. Outro ponto da reunião foi a parceria entre o Governo de Goiás e o Governo Federal para intensificação do projeto de Economia Solidária, que prevê mais de R$ 4 milhões para serem aplicados em Economia Solidária no Estado de Goiás.

Na audiência, o governador reforçou a necessidade de parceria com o ministério. “Eu reforcei os pedidos da secretária Leda em relação à formação e qualificação de mão de obra e aos kits que serão utilizados pelos trabalhadores”, destacou.

A Economia Solidária estimula novos modelos de produzir, vender, comprar e trocar produtos e incentiva os próprios trabalhadores a serem também os próprios donos de seus negócios. Essas atividades econômicas englobam associações e grupos de produtores; cooperativas de agricultura familiar; cooperativas de coleta e reciclagem; empresas recuperadas assumidas pelos trabalhadores; redes de produção, comercialização e consumo; bancos comunitários; cooperativas de crédito; clubes de trocas; entre outras.

Marcley Matos

Notícias Recentes

Com time reserva, São Paulo vence Atlético-GO que atinge 14 derrotas no Brasileirão

Nem a mudança de técnico alterou a rotina do Atletico-GO no Campeonato Brasileiro da Série…

11/08/2024

Equipe da França auxilia na remoção de motores da aeronave da Voepass e primeiros corpos são identificados

Neste domingo (11), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força…

11/08/2024

Polícia prende quadrilha especializada em furtar cartões presos em caixa eletrônico

Uma ação conjunta entre PMGO, PMDF E PMCE prendeu 4 integrantes de uma quadrilha que…

11/08/2024

Médica que iria embarcar em avião que caiu em Vinhedo mudou passagem após pressentimento do pai

A médica Juliana Chiumento comprou uma passagem para a viagem programada na tarde de sexta-feira…

11/08/2024

Licença-paternidade : Conheça a importância e as regras desse benefício

Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 115 países oferecem o benefício da licença-paternidade. No…

11/08/2024

“Saúde não é despesa, é investimento”, afirma Vanderlan Cardoso

“Saúde não é despesa, é investimento, principalmente na atenção primária”, ressaltou Vanderlan ao tratar da…

11/08/2024