O governador Marconi Perillo esteve na manhã desta quinta-feira (21), em Formosa, no Entorno do Distrito Federal, para assinar convênio do Goiás na Frente com a prefeitura e inaugurar a 18.ª unidade da Rede de Institutos Tecnológicos do Estado de Goiás (Rede Itego). Os atos administrativos foram realizados no prédio do Itego Carmen Dutra de Araújo, onde o governador e o prefeito Ernesto Roller, do PMDB, assinaram o convênio do programa, no valor de R$ 5 milhões – recursos do Tesouro Estadual que serão empregados pelo município em obras de infraestrutura urbana.
“Os recursos do Goiás na Frente estão sendo repassados gratuitamente. Essa é uma ajuda do governo para todas as prefeituras goianas, apesar de não ser uma responsabilidade do governo do Estado”, afirmou Marconi. “Assim estamos trabalhando, e vamos continuar trabalhando muito, em parceria com todas as prefeituras, em prol dos municípios e suas famílias”, afirmou Marconi, que disse que o Governo do Estado tem o dever de fazer uma “gestão republicana, em parceria com todos, acima de diferenças partidárias”.
O prefeito de Formosa, Ernesto Roller (PMDB) relatou que, “recentemente, fui questionado se viria à inauguração do Itego”. “Eu disse que sim, porque o senhor, governador, me recebeu no Palácio das Esmeraldas de uma forma republicana”, prosseguiu. “É isso que nós e a população esperamos. Todos sabem que somos adversários políticos, mas temos um compromisso. O senhor me ligou, esses dias, preocupado em trazer o dinheiro do Goiás na Frente para ajudar o nosso município” disse Roller. “Eu, Formosa e o povo somos gratos ao senhor. Embates podem vir no futuro, mas sempre com a responsabilidade de um gestor público”, disse o prefeito do PMDB.
Ao se dirigir ao prefeito, Marconi Perillo disse não considerá-lo “oposição ou adversário”. “Nós somos responsáveis por Goiás e pela prefeitura. Minha base, os deputados estaduais e federais, entenderam que devemos trabalhar de mãos dadas com todos os prefeitos”, afirmou o governador, sob aplausos da população, que lotou as dependências no novo Itego, que recebeu investimentos de R$ 1,1 milhão e vai oferecer 14 cursos profissionalizantes.
O vice-governador José Eliton agradeceu a presença dos moradores que prestigiaram as ações do Governo do Estado e salientou que, ao lado de Marconi Perillo, vai “seguir em frente” e, parafraseando Carlos Drummond de Andrade, perguntou: “E agora José? Agora nós vamos sempre buscar a vitória, seguindo em frente, tirando uma pedra do caminho a cada dia, construindo em Goiás o melhor Estado do Brasil para se viver”.
O deputado federal Célio Silveira (PSDB) destacou que “nossa crise só será vencida com qualificação e trabalho. Em Goiás nós estamos saindo dela com a determinação e o esforço do governador Marconi Perillo”. O deputado federal Giuseppe Vecci (PSDB) reconheceu que é preciso “fazer política para ajudar as pessoas, para que elas não sejam dependentes dos políticos. Pra mim, educação e trabalho transformam a vida das pessoas, tanto para o trabalho como para os relacionamentos. A educação pode tirar as pessoas da pobreza”.
Giuseppe Vecci falou ainda sobre o momento pelo qual Goiás e o Brasil passam. “A gente não pode ficar chorando, mas temos que nos levantar, chutar a bola e correr atrás da vitória. Com o governador Marconi Perillo foi assim, e agora ele está colhendo os frutos, trazendo dinheiro e obras para os municípios”. O também deputado federal Lucas Vergílio (SD) ressaltou que “com essa forma de fazer política o senhor, governador, consegue chegar até as pessoas, entregando as obras e benefícios que elas precisam em seus municípios”.
O titular da Secretaria de Desenvolvimento (SED), Francisco Pontes, responsável pela implantação dos Itegos em Goiás, comentou que “os desafios” do mercado de trabalho “que se apresentam serão superados com força de vontade e trabalho, trazendo desenvolvimento para a nossa população”. Ele informou ainda que quatro mil pessoas serão capacitadas em Formosa até o final deste ano.