O governador Marconi Perillo entregou na noite de quinta-feira (17/11) o Troféu Jaburu ao músico e compositor erudito goiano Estércio Marquez Cunha. A comenda, maior honraria da cultura goiana, foi entregue no Salão Dona Gercina Borges, no Palácio das Esmeraldas. Outros representantes da cultura goiana foram agraciados com medalhas e diplomas do Mérito Cultural. Seis medalhas foram distribuídas para representantes das áreas de Música, Letras, Artes Cênicas, Artes Integradas, Patrimônio Cultural e Audiovisual.
“Não sei o quanto que mereço, mas se o Conselho decidiu é porque alguma coisa tenho feito”, afirmou Estércio Marquez. Acompanhado pela presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás e primeira-dama do Estado, Valéria Perillo, o governador falou da importância do evento para quem aprecia e faz cultura em Goiás. “É a noite mais aguardada do ano na área da cultura. Porque é a noite em que os talentos das artes e da cultura são justificadamente homenageados”, ressaltou.
A um público de mais de 400 pessoas, o ele falou da lisura com que são selecionados os homenageados, escolhidos por votação por membros do Conselho Estadual de Cultura. “[As escolhas são feiras] por conselheiros e conselheiras sérios, idôneos, corretos. Pessoas que entendem de cultura e fazem cultura ao longo de décadas”, contou.
Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Nancy Ribeiro de Araújo comentou sobre a importância do governador Marconi Perillo para o fomento das artes em Goiás. O governador disse ter esperança que a área da cultura no currículo escolar possa ter um espaço ainda maior, com o advento da reforma do Ensino Médio, em tramitação no Congresso Nacional. “Espero que na reforma do Ensino Médio a educação artística seja definitivamente contemplada como uma disciplina fundamental da formação do caráter, da personalidade, dos princípios e valores fundamentais da vida das pessoas”, afirmou sob aplausos.
Confira os homenageados desta edição:
Troféu Jaburu 2016
Medalhas de Mérito Cultural
Diplomas