O governador Marconi Perillo e a presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), a primeira-dama Valéria Perillo, entregam nesta terça-feira (8/8) mais 10 mil Bolsas Universitárias e anunciam a abertura de outras 9 mil novas vagas para o programa de inclusão ao ensino superior no Estado. Os novos bolsistas vão assinar termo de compromisso de adesão à Bolsa Universitária em ato no Ginásio Goiânia Arena, com transmissão ao vivo pelo Facebook do Governo de Goiás (www.facebook.com/GovernodeGoias) e do governador (www.facebook.com/MarconiPerillo).
O Programa Bolsa Universitária foi criado pelo governador Marconi Perillo em 1999 e, desde então, 180 mil estudantes menos favorecidos social e economicamente foram beneficiados em todo o Estado. O diretor-geral da OVG, o major da Polícia Militar Anderson Augusto Tavares de Souza, explica que serão concedidas 9 mil bolsas parciais e mil integrais.
O aluno deve levar já impresso o Termo de Compromisso e a credencial com o nome. Para isso, também precisa acessar o site da OVG, clicar no portal Programa Bolsa Universitária e no link INSCRIÇÃO, colocando o CPF ou número de inscrição para, em seguida, imprimir os documentos.
Caso queira levar acompanhante, o aluno deverá retirar credencial também para ele. Deve levar ainda para o evento uma caneta preta ou azul a ser utilizada no preenchimento dos formulários. Durante o evento de inclusão, haverá palestra com o filósofo, historiador e professor da Universidade Estadual de Campinas, Leandro Karnal, com o tema “Conhecimento, Trabalho e Tempo”.
A bolsa parcial se destina a alunos com renda bruta familiar de até seis salários mínimos. Já a bolsa integral contempla os universitários com renda bruta familiar de até três salários mínimos. O programa é destinado a alunos matriculados em instituições particulares de ensino superior no Estado de Goiás ou em Fundações que cobram mensalidade, que sejam credenciadas com a OVG.
Novas inscrições começam na sexta-feira, 11
A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) abre na sexta-feira, 11 de agosto, inscrições para o processo seletivo 2017/2 do Programa Bolsa Universitária. Serão oferecidas nove mil bolsas, sendo oito mil parciais e mil integrais. As inscrições, que prosseguem até dia 20 deste mês, devem ser feitas somente no site da OVG (www.ovg.org.br).
Após acessar o site, o estudante deve clicar no Portal Bolsa Universitária, no lado direito da página, e entrar em INSCRIÇÕES. O candidato precisa ler com atenção o edital para se inteirar de todos os requisitos exigidos para concorrer a uma bolsa de estudos. O edital contém todas as informações e esclarecimentos sobre o assunto. O próximo passo é clicar no link para preencher o formulário de inscrição. Após concluir o preenchimento, ele tem que imprimir o formulário.
Podem concorrer ao benefício estudantes matriculados em instituições de ensino superior privadas ou em fundações municipais que cobram mensalidade, situadas em todo o Estado de Goiás e credenciadas do PBU. O critério socioeconômico é sempre o principal parâmetro de avaliação para a seleção dos beneficiados. Estão aptos a concorrer à bolsa universitários que comprovem renda familiar de até seis salários mínimos, para pleitear a bolsa parcial; e de até três salários mínimos, para concorrer à bolsa integral.