Publicidade
Categorias: Política
| Em 7 anos atrás

Marconi é destaque na imprensa nacional

Compartilhar

As articulações das principais lideranças nacionais para que o governador Marconi Perillo assuma a presidência nacional do PSDB são destaque nos maiores veículos de comunicação do País nesta terça-feira, um dia após o encontro de dirigentes tucanos para discutir a sucessão interna na legenda. A imprensa nacional destaca que os tucanos estão atuando para viabilizar o ingresso de Marconi no comando do PSDB a partir do início do ano que vem.

O assunto é destaque na mídia nacional, que reforça a tese de que o governador Marconi Perillo é cogitado para assumir do comando do PSDB no fim do ano. As reportagens relatam que Marconi Perillo participou ontem de jantar em Brasília para debater a crise tucana. O colunista do jornal O Globo e comentarista de política da GloboNews, Merval Pereira, relata que Marconi é cotado também à candidatura presidencial do partido em 2018.

Publicidade

O jornal Correio Braziliense diz que o grupo ligado ao senador Aécio Neves, com aval discreto do Palácio do Planalto, trabalha para tirar o senador Tasso Jereissatti do comando do PSDB “e colocar o governador de Goiás, Marconi Perillo.” O jornal menciona que Perillo participou, em Brasília, de jantar para discutir a crise tucana.

Publicidade

O Estado de S. Paulo registra que os aliados de Aécio já pedem abertamente a destituição de Tasso. A reportagem relata que a sucessão na sigla foi discutida no jantar, que teve a participação do governador de Goiás, Marconi Perillo, e deputados, “entre eles o anfitrião, Giuseppe Vecci (GO), vice-presidente nacional da legenda cotado para substituir Tasso”.

Publicidade

O jornal Valot Econômico também cita Vecci como um dos “cotados para assumir a presidência do partido interinamente, para que Marconi assuma em definitivo o comando do PSDB a partir do ano que vem, caso o presidente Aécio decida substituir Tasso”.

Reportagem de O Globo também aborda o assunto e indica que para o deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) o “melhor candidato a suceder Aécio é o governador Marconi Perillo, de Goiás, porque ele dialoga com todas as correntes e tem experiência”.

Publicidade

O portal do jornal O Estado de S.Paulo registra nesta terça-feira, 22, o fato novo do apoio explícito do prefeito de São Paulo, Joao Doria, ao ingresso de Marconi na presidência nacional do PSDB. Doria disse ao jornal que apoia a escolha do governador Marconi Perillo para a presidência nacional do PSDB. “Apoio total a Marconi Perillo para presidir o PSDB. Sem ferimentos a ninguém”, disse Doria ao portal do jornal do Estado de S.Paulo.

“O prefeito da capital também defende a antecipação da convenção nacional para outubro. A proposta, porém, não tem respaldo na executiva tucana”, informa a reportagem, replicada nas redes sociais do Estadão. “Pelo calendário apresentado pelo partido, as convenções municipais tucanas acontecerão em outubro, as estaduais em novembro e finalmente as nacionais em dezembro”, afirma o texto do portal.

A sucessão interna no partido foi tema de encontro das lideranças nacionais do PSDB em Brasília, com a participação de Marconi. Os tucanos discutem a transição interna na legenda como parte da estratégia para a construção do programa e da candidatura do partido para o Palácio do Planalto em 2018. A reportagem afirma que “futuro presidente do PSDB terá papel determinante na escolha do candidato tucano ao Planalto em 2018”.

Publicidade