Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 8 anos atrás

Marconi discute com embaixador do Vietnã fortalecimento de intercâmbios comerciais

Compartilhar

O governador Marconi Perillo recebeu, no Palácio das Esmeraldas, o embaixador do Vietnã no Brasil, Do Ba Khoa, com quem tratou do fortalecimento de intercâmbios comerciais, principalmente sobre os itens milho, soja, carne e couro. Eles também discutiram a missão comercial asiática que o governador deverá realizar em junho para buscar novos investimentos e ampliar mercados para Goiás. Marconi estava acompanhado da primeira-dama Valéria Perillo e o embaixador veio com a embaixatriz Nguyen Thi Thu Van.

Publicidade

De acordo com o superintendente de Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento (SED), William O’Dwyer, eles trataram ainda sobre a participação de Goiás na circulação de um boletim para promover os produtos goianos no Vietnã. O governador falou sobre o crescimento econômico do Estado, missões comerciais realizadas na atual gestão e os resultados que elas trouxeram. Representantes do Fórum Empresarial de Goiás participaram da reunião.

Publicidade

Somados os encontros de sua gestão anterior e da atual, Marconi já recebeu mais de 50 embaixadores no Palácio das Esmeraldas, com intuito de fortalecer as relações comerciais e culturais de Goiás com diferentes países. Em novembro de 2016, quando recebeu o embaixador da Suíça no Brasil, André Regli, por exemplo, ele solicitou a divulgação das potencialidades de Goiás para os investidores suíços, garantindo segurança jurídica e inserção na política de incentivos fiscais, além da logística e da posição geográfica estratégica como diferenciais do Estado. 

Publicidade

Em outubro, Marconi recebeu o embaixador das Filipinas no Brasil, Jose Dela Rosa Burgos, com quem tratou da expansão das relações comerciais entre Goiás e aquele país. O embaixador informou que Filipinas, que já é compradora da carne produzida no Estado, tem interesse também na produção de energia renovável, que em Goiás tem sido incentivada. No mês de julho, o governador se reuniu com o embaixador da Síria no Brasil, Ghassan Nseir.

Em maio, Marconi se reuniu com embaixador de Bangladesh no Brasil, Mohamed Mijarul Quayes; representantes das embaixadas de Guiné Bissau e Moçambique, e do consulado de Portugal. À época, o embaixador afirmou que Bangladesh iniciava um ciclo de relações comerciais com o Brasil e, nesse processo, Goiás era o ponto mais importante. “Goiás é o centro da relação comercial do Brasil com outros países”, disse.

Publicidade

No mês de abril, ele e a primeira-dama, Valéria Perillo, receberam o embaixador da Austrália no Brasil, John Richardson. Discutiram a consolidação do trabalho de prospecção de investimentos e de parcerias com a nação australiana.  Em março, o governador recebeu o embaixador do Líbano no Brasil, Joseph Sayah, que disse esperar que o encontro fosse o início de uma forte parceria comercial e de uma amizade duradoura: “Goiás tem uma economia rica, crescente e promissora, e aqui vemos possibilidades de investimentos. Isto se deu pelo esforço do governador Marconi Perillo”, reconheceu. No início deste mês, Marconi foi ao Líbano na busca de aprimorar essa parceria.

Publicidade