Publicidade
Categorias: Política
| Em 8 anos atrás

Marconi comanda 3.ª Reunião Anual do Consórcio Brasil Central, em Palmas

Compartilhar

 

 

Publicidade

Presidente do Consórcio Brasil Central, o governador Marconi Perillo comanda nesta sexta-feira (2/6), em Palmas (TO), a 3.ª Reunião Anual do Fórum de Governadores do bloco, formando por Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins. Na pauta, temas econômicos e sociais estratégicos para a região e a entrada do Estado do Maranhão na Frente. 

Publicidade

Os principais temas do encontro serão a consolidação do Mercado Comum da região, a participação dos municípios e a proposta de inclusão do Estado do Maranhão no grupo. Sobre a proposta de Mercado Comum, além da unificação de alíquotas, será discutida a aquisição conjunta de insumos para a Saúde, especialmente medicamentos. Os Estados acreditam que a compra em maior volume poderá acarretar em diminuição dos custos.

Publicidade

Já a proposta de inclusão dos municípios é inspirada na Aliança Municipal, criada pelo governador Marconi Perillo no Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI). O objetivo é que os Estados atuem mais proximamente das prefeituras em ações que são de competência municipal, garantindo, assim, mais qualidade de vida aos cidadãos.

Também estarão na pauta a apresentação dos resultados obtidos na Câmara Temática de Turismo; a Agenda Legislativa Positiva que monitorará projetos de importância dos estados do Brasil Central no Congresso Nacional; e o projeto de Logística de Integração do Brasil Central, no qual a empresa Valor da Logística Integrada (VLI) vai apresentar alternativas para utilização da ferrovia Norte-Sul.

Publicidade

O consórcio
Idealizado e presidido pelo governador Marconi Perillo, o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central está dividido em três fases. A primeira compreende a reunião do Conselho de Administração, que ocorrerá nesta quinta-feira, a partir das 14 horas, formado pelos secretários de Planejamento dos estados membros. O secretário Joaquim Mesquita será o representante de Goiás.

A segunda fase do Consórcio é a Assembleia Geral, que ocorrerá na sexta-feira, 2 de maio, e antecede ao Fórum dos Governadores. Essa é a reunião na qual os governadores se reúnem com os conselheiros de Administração. Além de Goiás, fazem parte do Consórcio os Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia e Distrito Federal.

Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás.

Publicidade