Publicidade
Categorias: Cidades

Marconi cobra mais empenho e vigilância para que Goiás cresça em competitividade e inovação

Publicidade

Dos 14 indicadores econômicos e sociais monitorados pelo Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI), da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), foram registrados avanços significativos em oito deles nas áreas da segurança pública, saúde, educação, saneamento básico, infraestrutura de transporte rodoviário e da conectividade do cidadão goiano.

Marconi comandou a 8ª reunião do programa Goiás Mais Competitivo de Inovador, com a presença de secretários de Estado, presidentes de agências, superintendentes, que são considerados como “alta cúpula” da administração estadual. “O mais importante é a agenda”, disse Marconi na reunião, acrescentando que é preciso continuar a vigilância para que Goiás consiga crescer ainda mais no aspecto da competitividade e da inovação.

Publicidade

Foram apresentados os resultados da Saneago, Agehab, Secretaria de Governo, Educação e Segurança Pública. Também ficou definido que haverá reuniões setorizadas com os conselhos da Saneago e da Agehab, para apresentação das metas de expansão dos serviços de água e esgoto e a construção de 30 mil casas populares no biênio 2017/2018. De acordo com números da consultoria Macroplan, das 14 metas pactuadas pelo Estado em 2015, houve avanços em oito delas.

Publicidade

 Os dados oficiais, monitorados pela Superintendência de Planejamento da Segplan com o acompanhamento técnico da consultoria Macroplan, foram divulgados na manhã desta quarta-feira (09/08) em reunião de Governança presidida pelo governador Marconi Perillo, com todo o secretariado, presidentes de empresas públicas e autarquias. O encontro foi realizado na Sala de Situação do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

Numa visão retrospectiva, de acordo com a Segplan e a Macroplan, de 2014 para 2015, em Goiás evoluiu-se no ranking da competividade nos indicadores como, mortes em decorrência de acidentes de trânsito, incidência de crimes contra a vida, mortalidade infantil, acesso à educação infantil, qualidade do aprendizado dos alunos da rede estadual, acesso das famílias ao esgotamento sanitário básico adequado, qualidade da infraestrutura de transporte rodoviário e conectividade (internet) dos cidadãos goianos.

Publicidade

 O governador Marconi Perillo mostrou-se satisfeito com o balanço dos programas do Goiás Mais Competitivo e Inovador e disse que dos 213 encaminhamentos feitos nas reuniões de força-tarefa do Programa apenas 17% ainda não foram concluídos. Por isso, solicitou ao titular da Segplan, Joaquim Mesquita, que realize, ainda esta semana, reuniões com os secretários da Educação, Segurança Pública e com os diretores da Saneago e da Agehab para acelerarem as obras nestas áreas.

 Ele disse também que está no radar dele e do vice-governador José Eliton a necessidade de o Governo do Estado criar e disponibilizar mais recursos para acelerar investimentos em obras e serviços. Daí, lembrou a importância da Aliança Municipal pela Competitividade que o Estado firmou com os municípios para priorizar os programas que visam melhorar os indicadores econômicos e sociais do Estado.

 O Governo também já assinou convênios com 66 municípios goianos, a meta é abranger todos os 246, que visam o investimento total de R$ 500 milhões. As principais propostas dos municípios são para investimentos em pavimentação/recapeamento, em obras civis, na compra de máquinas e equipamentos e outros veículos.

Na próxima semana, o governador Marconi e o vice-governador José Eliton voltarão a se reunir com o secretariado e presidentes de empresas e autarquias para dar prosseguimento ao encontro de hoje e definir os encaminhamentos de cada órgão.

Publicidade
Thais Dutra

Notícias Recentes

Vanderlan promete criar pontos de apoio a motoristas de aplicativo na capital

O candidato a prefeito de Goiânia pela Coligação "Goiânia que Queremos" (PSD/PP), Vanderlan Cardoso, detalhou…

23/08/2024

Umberto Louzer destaca preparação intensa do Atlético-GO para encarar o Juventude

Após a vitória de 1 a 0 diante do Internacional, o Atlético-GO teve como foco…

23/08/2024

Anvisa proíbe venda de balas Dori por risco de contaminação por Salmonella; confira produtos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda, distribuição e consumo de lotes…

23/08/2024

Em congresso no Espírito Santo, Caiado apresenta os avanços de Goiás nos últimos anos

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta sexta-feira (23), do painel “O Brasil que dá certo”…

23/08/2024

Pablo Marçal faz chacota com ameaça de Carlos Bolsonaro sobre processo

Após o vereador Carlos Bolsonaro (PL) anunciar, nesta sexta-feira (23), por meio de suas redes…

23/08/2024