O governador Marconi Perillo (PSDB) atingiu a marca de 143 mil amigos no Facebook. Pioneiro na internet entre os políticos brasileiros, Marconi já em 2009 atuava em mídias que começavam a nascer, como o Twitter. Além de postar as ações da agenda no Facebook, Marconi conversa online ao vivo com os internautas e comenta fatos de relevância, como o caso do massacre na boate de Orlando (EUA).
Para ele, os governantes precisam estar sintonizados com o ambiente da internet: “As redes sociais ajudam a governar e ao longo desses anos aprendi muito. Respeito muito todos internautas. É preciso interação de verdade e ouvir a demanda de quem está no meio digital”.
Marconi diz que as redes sociais mostram caminhos a ser seguidos pela administração: “O debate na internet é muito rico. Aparecerem muitas sugestões, críticas. É um ambiente que desperta discussão e sinaliza o que o governante precisa fazer. Estamos sempre atentos ao que acontece em nossas redes sociais. Não são apenas instrumentos de divulgação. Hoje, as redes sociais estão incorporadas ao plano de governo e nos ajudam a definir políticas e projetos”.
Além do Facebook, o governador Marconi Perillo atua diariamente no Twittter e Instagram, e também despacha com o secretariado por meio do aplicativo WhatsApp. “Não posso perder tempo. Numa mensagem pelo WhatsApp já resolvo alguma demanda com o secretário e resolvemos ali o problema”, revela o governador.
No Twitter, Marconi possui 106 mil seguidores e já apareceu diversas vezes nas listas dos mais influentes. No Instagram, o governador tem 35,5 mil amigos e também costuma postar fotos com a família e parentes, em momentos de folga e descontração.