Com o objetivo de aproximar cada vez mais o governo estadual da população, o governador Marconi Perillo decidiu apostar ainda mais na utilização das redes sociais para divulgação em tempo real das ações de sua gestão. Pioneiro no uso das ferramentas digitais nos últimos anos, a aposta de Marconi visa garantir maior transparência e interatividade com os cidadãos.
Na última semana, ele optou por interagir ao vivo com usuários de forma inédita: realizou o primeiro quadro “Governador Responde”, ao vivo pelo Facebook e direto do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Poucos dias depois, repetiu a iniciativa durante visita ao canteiro de obras no residencial Nelson Mandela, onde o governo está construindo 2,6 mil moradias.
Ao atender a população em tempo real e responder perguntas ao vivo por meio das redes sociais, o governador buscapermitir que o cidadão tenha acesso irrestrito à administração do governo estadual. Através de um conjunto de ações que vem implementando em parceria com todas as secretarias de Estado, ele quer ampliar a transparência da gestão pública e reduzir o desconhecimento do cidadão às ações e gastos do poder público.
Para Marconi, a decisão de priorizar a transmissão ao vivo dos principais eventos e atos de governo, através do Facebook e Instagram, é irreversível e deverá ser ampliada para todas as pastas da administração estadual. “Nosso objetivo é a interatividade total com o cidadão. É mostrar que em tempos de desconfiança da sociedade com as instituições públicas, o governo de Goiás não tem nada a esconder”, afirma.
No Facebook, Marconi possui 230 mil seguidores. As transmissões ao vivo costumam atingir de 40 mil a 50 mil internautas. As perguntas e dúvidas enviadas nos comentários também são respondidas na hora pelo governador. A audiência em outras redes sociais também é alta: são mais 44 mil seguidores no Instagram e outros 145 mil no Twitter.
Através de um conjunto de ações que vem implementando em parceria com todas as secretarias de Estado, ele quer ampliar a transparência da gestão pública e reduzir o desconhecimento do cidadão às ações e gastos do poder público. Nesse sentido, as práticas de Marconi vêm sendo reconhecidas inclusive por órgãos nacionais de fiscalização. No ano passado, o governo de Goiás liderou os rankings de transparência tanto da Controladoria Geral da União (CGU), quanto do Ministério Público federal (MPF).
O ranking da transparência divulgado pela CGU mostrou que Goiás está entre os estados mais transparentes do Brasil. O resultado da segunda edição da Escala Brasil Transparente colocou Goiás na primeira posição ao lado da Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais e São Paulo. O índice mediu o grau de transparência pública em estados e municípios brasileiros quanto ao cumprimento às normas da Lei de Acesso à Informação (LAI) e Goiás recebeu nota 10 na transparência.
Resultado semelhante foi apresentado pelo MPF. Nele, Goiás obteve a segunda posição no ranking nacional de transparência pública, alcançando a nota 9,80, conforme os critérios preconizados pela instituição. O trabalho de avaliação abrangeu todos os Estados e portais de 5.567 municípios brasileiros. Em relação ao ranking anterior, realizado em 2015, Goiás saltou do 17º lugar entre os Estados para a segunda posição.
Ao utilizar a internet como canal espontâneo de comunicação, o governador passou a mostrar um pouco da vida pessoal em meio à intensa agenda de reuniões, audiências, idas a Brasília e outros compromissos. O carinho da relação com as cachorrinhas de estimação Poppy e Olympia, por exemplo, já conquistaram seus seguidores. “Como qualquer outro cidadão, tenho os momentos de descontração e descanso com a família. Oympia e Poppy alegram nossas vidas e viraram queridinhas dos seguidores. Sempre que dá uma brecha, posto fotos com as duas”, diz o governador.
No inicio deste ano, Marconi Perillo foi apontado como o segundo governador mais influente nas redes sociais no Brasil, atrás apenas do colega paulista Geraldo Alckmin, segundo pesquisa realizada pela Eureka Comunicação, especialista em comunicação digital. O resultado do levantamento mostrou que Marconi, que tem mais de 350 mil seguidores nas redes sociais, modernizou sua linguagem na internet, se tornando referência na comunicação digital.
A pesquisa da Eureka Comunicação também mostrou que ele foi pioneiro nas redes sociais. A pesquisa levou em conta três fatores: interações (curtidas, comentários, compartilhamentos, retweets), alcance (número de seguidores e fãs divididos pelo número de interações e engajamento durante o período analisado) e engajamento (regularidade das postagens dividida pelo número de interações durante o período analisado).
Seja aliado ou opositor a Marconi, é preciso reconhecer que hoje o governador é o único do país a realizar bate-papo ao vivo com os internautas e responder críticas e questionamentos sem análise prévia. Literalmente, dá a cara a tapa para enfrentar o que for preciso e atender diretamente o contribuinte, inclusive se dispondo a corrigir falhas.