Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 7 anos atrás

Marconi afirma que reforço da PM representará combate à criminalidade

Compartilhar

Publicidade

Aprovados no concurso público para cadetes e soldados de 3ª Classe da Polícia Militar foram apresentados nesta terça-feira (5), em cerimônia realizada no Estádio Pedro Ludovico Teixeira (Olímpico), no Centro da capital. Foram apresentados 2.178 soldados e 72 novos cadetes homens, 242 soldados e oito cadetes mulheres. O governador destacou que o reforço é fundamental para o combate à criminalidade.

Publicidade

“Nos organizamos financeiramente e planejamos tudo para que pudéssemos incorporar pelo menos 20% a mais de policiais a esta corporação tão importante para o estado. São homens que vão para as ruas defender a população e vão para todos os cantos de Goiás para as cidades onde há necessidade de reforço policial. Vai representar segurança para as pessoas e combate à criminalidade”, afirmou o governador.

Publicidade

2,5 mil novos homens e mulheres estão ingressando na PMGO. Os novos policiais que foram apresentados no Estádio Olímpico já passaram por todas as fases. O restante ainda precisará passar por algumas etapas. A data de início do curso de formação deverá ser divulgada nos próximos dias.

O secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Ricardo Balestreri, afirmou que a PMGO tem feito um bom trabalho, mas que o efetivo maior poderia ajudar a melhorar os resultados. Ele destaca que o reforço no quantitativo é a principal demanda na PMGO.

Publicidade

“Nossa principal carência é efetivo. Nossa polícia produz muito. Os 12 índices criminais reduzimos muito. Goiás é um dos 7 estados que mais tem reduzido crimes. Os resultados são milagrosos, com efetivo pequeno os resultados são extraordinários. Nós temos um prazo normal de curso de formação de seis a nove meses, nós vamos procurar acelerar dentro do possível devido a urgência, não desmerecendo a qualidade”, explicou Balestreri.

A tramitação levou menos de um ano desde a publicação do edital, no dia 06 de setembro de 2016. O trajeto foi o seguinte: realização das provas objetivas e discursivas (29/01/17); testes de avaliação física (16 a 19/03/17), análises médica, psicológica e de vida pregressa (22/5 a 21/6/17) e homologação (30/08/17).

O concurso foi regionalizado. Grande parte do efetivo ficará na região metropolitana da capital. 900 policiais, sendo 820 soldados e 80 cadetes ficarão em Goiânia. Em Aparecida são 160 soldados. O restante está distribuído por várias regiões do estado, conforme previsão no edital.

Publicidade