O presidente do Fórum Brasil Central, governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), destacou que foi o Fórum pesou de forma decisiva para que o governo federal, definisse concretamente a renegociação da dívida dos estados. O chefe do Executivo goiano ressaltou o diálogo que tem encontrado com a administração comandada pelo presidente Michel Temer (PMDB).
“Sinceramente, nós temos encontrado uma abertura muito grande por parte do presidente Temer para dialogar conosco”, destacou.
Marconi Perillo ressaltou que Temer tem dado bom tratamento aos governadores membros do Fórum e que com boa articulação tem sido possível resolver os problemas, mesmo em meio a uma grave crise fiscal enfrentada pela União.
“Sentimos uma interlocução muito fácil e muito boa com a equipe do presidente Temer. Nós não estamos conseguindo resolver todos os nossos problemas até porque a situação fiscal do Governo Federal é muito difícil, mas temos sentido uma boa vontade enorme por parte do presidente Temer e sua equipe econômica”, disse.
Já o governador do estado de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), analisou que desde a posse definitiva do presidente Temer, ocorreu uma passagem de nível nas relações do governo Federal com os estados. “Estamos sendo tratados de forma republicana. A força do Fórum do Brasil Central já é reconhecida em outras regiões, tanto que outros estados querem adentrar ao Brasil Central. Nós criamos a ideia de estado/parte e estado/associado como ocorre no Tratado de Assunção, que criou o Mercosul”, avaliou.