O governador Marconi Perillo decidiu ampliar a interatividade com a sociedade goiana e, literalmente, expandir o governo de Goiás aos cidadãos. Esta interação ganhou novos contornos neste ano com novas ferramentas adotadas pelo governador e sua equipe de assessoria de imprensa. Marconi, que é consolidado há anos como um político influente e atuante nas redes sociais, agora quer transparência total nas ações e também muita interatividade.
Os principais eventos e atos de governo passaram a ser transmitidos ao vivo pelo Facebook e Instagram. Marconi também está divulgando mais vídeos no WhatsApp, onde faz uma espécie de resumo de sua agenda em tempo real. “Nosso objetivo é a interatividade total com o cidadão. É mostrar que em tempos de desconfiança da sociedade com as instituições pública, o governo de Goiás não tem nada a esconder”.
Na mais recente transmissão pelo Facebook, Marconi respondeu perguntas, ao vivo, pelo quadro “Governador Responde” direto do canteiro de obras no residencial Nelson Mandela, onde o governo está erguendo 2,6 mil moradias. “As redes sociais e as ferramentas de comunicação permitem essa mobilidade muito prática. Podemos realizar esta interação em qualquer lugar e a qualquer hora. Esta transmissão no canteiro de obras foi uma ótima experiência. Podemos interagir com os internautas e os trabalhadores acompanharam tudo ali, de perto”, diz o governador.
No Facebook, Marconi Perillo tem 230 mil seguidores e as transmissões ao vivo costumam atingir de 40 mil a 50 mil internautas. As perguntas e dúvidas enviadas nos comentários também são respondidas na hora pelo governador. “Sempre fizemos um trabalho muito sério nas redes sociais. Por isso, temos credibilidade na internet. Era hora de um passo adiante e inovar. As transmissões ao vivo chegam para mostrar que o governo de Goiás é ágil e conectado com as demandas dos goianos”.
A força do governador Marconi nas redes sociais é completada por mais 44 mil seguidores no Instagram e outros 145 mil no Twitter. A internet também possibilita ao governador mostrar um pouco da vida pessoal em meio à intensa agenda, repleta de reuniões, audiências, idas a Brasília e outros compromissos. As cadelinhas de estimação Poppy e Olympia, por exemplo, já viraram figurinhas carimbadas nas redes sociais de Marconi. “Como qualquer outro cidadão, tenho os momentos de descontração e descanso com a família. Oympia e Poppy alegram nossas vidas e viraram queridinhas dos seguidores. Sempre que dá uma brecha, posto fotos com as duas”.
Influência
No inicio deste ano, Marconi Perillo foi apontado como o segundo governador mais influente nas redes sociais no Brasil, atrás apenas do colega tucano Geraldo Alckmin, segundo pesquisa realizada pela Eureka Comunicação, especialista em comunicação digital. O resultado do levantamento mostrou que Marconi modernizou sua linguagem na internet, se tornando referência na comunicação digital.
A pesquisa da Eureka Comunicação também mostrou que o goiano foi pioneiro nas redes sociais. O estudo levou em conta três fatores: interações (curtidas, comentários, compartilhamentos, retweets), alcance (número de seguidores e fãs divididos pelo número de interações e engajamento durante o período analisado) e engajamento (regularidade das postagens dividida pelo número de interações durante o período analisado).