Na live desta quinta-feira (14/11) o presidente Jair Bolsonaro estava ao lado do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. No semanário, Bolsonaro abriu o espaço para perguntas de alguns jornalistas previamente selecionados. Um deles questionou sobre a situação que Manaus vive em meio a pandemia. Pazuello disse que esforços para reverter o quadro estão sendo feitos pelo Ministério da Saúde e que o estado vive um segundo colapso na saúde durante a pandemia do novo coronavírus.
Pazuello voltou no tempo para falar que em abril, no inicio da pandemia, Manaus já havia vivenciado um colapso. “Manaus teve o pior momento da pandemia em abril do ano passado. Já houve um colapso no atendimento em abril e foi revertido descendo as taxas”, pontuou.
LEIA TAMBÉM: HC da UFG pode disponibilizar 140 leitos para atender pacientes de Manaus com covid-19
Ele destacou que o momento atual é bastante delicado e que o estado vive um novo caos na saúde. “Agora, estamos novamente numa situação extremamente grave. Há um colapso no atendimento de saúde em Manaus, a fila para leitos cresce bastante. Já temos 480 pessoas na fila.”
O ministro também salientou que o Ministério da Saúde já identificou os problemas e está indo atrás das soluções. “Com relação ao que caracteriza esse colapso, é não poder atender a fila e ter uma letalidade bastante alta. Temos problemas com recursos humanos, oxigênio, estrutura e equipamentos.”
Junto com a Prefeitura e o Governo do Estado, o Ministério da Saúde está brigando em torno da reversão do problema. “Estamos contratando pessoal, instalamos junto com o governador do Estado o Centro Integrado de Operação e Controle que permite que se tome ações diretas, junto ao combate à pandemia em Manaus. Isso permite que o Ministério da Saúde desloque até lá estrutura, equipamentos, insumos, medicamentos e toda a logística necessária para reforçar o trabalho do Governo do Estado e da Prefeitura.”