A sexta Residência Terapêutica no setor Vila Concórdia, em Goiânia, foi inaugurada nesta segunda-feira (18), para integrar o Programa De Volta para Casa, do Ministério da Saúde. De acordo com a Prefeitura de Goiânia, o objetivo do programa é levar de volta para o ambiente domiciliar pacientes que há anos moram em hospitais psiquiátricos e não possuem mais vínculo familiar.

Publicidade

Ligada ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps), do setor Novo Mundo, a unidade funciona como uma casa com capacidade para oito moradores e quatro cuidadores, sendo dois por turno.

Publicidade

De acordo com a enfermeira do Caps Novo Mundo e referente técnico das duas residências terapeuticas, Lucilene Santana, a reinserção do paciente na comunidade é muito importante para a melhora da pessoa. “Estou há cinco anos na coordenação da nossa outra casa e é emocionante ver como eles se recuperam e como constituem uma comunidade familiar quando vem para a nova residência”, explica.

Publicidade

A reintegração dos pacientes oferece a segurança de um lar e ajuda os pacientes a desenvolverem habilidades sociais que perderam devido ao tempo que passaram em ambiente hospitalar.

Publicidade