O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Mamedes Luiz Melo, afirmou durante entrevista à CNN nesta quarta-feira (17), que as regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste do Brasil devem se preparar para uma frente fria “severa” que avança pelo país. De acordo com o profissional, se trata de massa de ar polar vinda da Argentina que fará as temperaturas caírem a partir desta sexta-feira (19).
“Há possibilidade de geada na região Sul e até mesmo na Serra da Mantiqueira, em São Paulo e eventos severos, como rajadas de vento e chuva com granizo”, alerta Mamede. Além disso, de acordo com a Climatempo, apesar da previsão para o Centro-Oeste nesta quinta ser de sol forte, muito calor e baixos índices de umidade do ar em Goiás, no Distrito Federal, as temperaturas podem se alterar a partir de amanhã. Já no Sul do Brasil previsão é de queda de até 10º C na temperatura.
A expectativa é que a frente fria avance amanhã (17) por Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, alcançando Mato Grosso, Goiás e Rondônia e Minas Gerais ainda na quinta, sempre levando chuvas intensas e ventos fortes, segundo informou o Inmet. As quedas de temperatura devem variar entre 8º C e 12º C, com baixa sensação térmica, disse o instituto.
As baixas temperaturas devem persistir pelo menos até sábado (20), quando deve fazer entre 1º C e 5º C em Porto Alegre, chegando a -6º C no planalto sul catarinense. No Paraná, as temperaturas mínimas previstas são entre -3°C e 0°C na serra e no planalto, segundo o Inmet.
Há previsão de neve já na sexta-feira (19) entre as serras gaúcha e catarinense, como em Aparados da Serra (RS). No sábado (20), estão previstas geadas “no sul, sudoeste e em áreas isoladas do centro do Mato Grosso do Sul, na divisa de São Paulo com o Paraná e, de forma ampla, no Sul do Brasil, sendo de intensidade moderada a forte entre o norte do Rio Grande do Sul, centro-sul do Paraná e, também, na serra do sudeste do RS”, alertou o Inmet.
O frio deve chegar ao sul de Goiás e de Minas Gerais, e até o Rio de Janeiro, perdendo força a partir de domingo (21).
Com informações da Agência Brasil