Os números de celulares da Região Centro-Oeste e de três estados na Região Norte terão um dígito a mais. A partir do dia 29 de maio os usuários deverão discar o 9 antes do número do telefone para fazer ligações ou mandar mensagens de qualquer lugar do Brasil, tanto de telefone fixo ou móvel.
Os DDDs que devem ser acrescentado o 9 são 61, do Distrito Federal; 62, 64 e 65, de Goiás; 63, do Tocantins; 66, do Mato Grosso; 67, do Mato Grosso do Sul; 68, do Acre; e 69, de Rondônia. Para fazer a alteração na agenda telefônica dos celulares, as operadoras já disponibilizaram aplicativos gratuitos.
As chamadas com números de oito dígitos serão completadas normalmente até o dia 7 de junho. A partir dessa data, até 5 de setembro, as chamadas com oito dígitos terão uma mensagem para orientar o usuário sobre a mudança. Encerrado o período de transição, só serão completadas chamadas com nove dígitos.
O objetivo da mudança, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), é aumentar a disponibilidade de números de telefonia celular, dar continuidade ao processo de padronização da marcação das chamadas e garantir a disponibilidade de números para novas aplicações e serviços.
Outros estados brasileiros já possuem o nono dígito: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amapá, Roraima, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais. Ainda será adicionado no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul a partir de 6 de novembro.
Com informações da Agência Brasil