TODOS OS MÉDICOS ESTRANGEIROS SÃO FLUENTES NA LÍNGUA PORTUGUESA.
A Secretaria estadual de Saúde deu início ao curso de capacitação direcionado aos profissionais do programa Mais Médicos, do Governo Federal. Entre os temas a serem abordados durante o treinamento estão: Planos de Saúde Estadual e Municipal e Como são Desenvolvidas as Políticas de Saúde Pública no Estado. Debates e visitas aos locais de trabalho também estão na programação.
Nesta etapa do programa foram aprovados 11 médicos brasileiros que trabalhavam no exterior e seis médicos estrangeiros vindos da Grécia, Portugal, Argentina, Itália, El Salvador e Espanha. Os profissionais têm mais de 10 anos de prática da medicina e diversas especializações, além mestrados e doutorados. Todos os médicos estrangeiros são fluentes na língua portuguesa.
A superintendente de Educação, Trabalho e Saúde para o SUS, médica. Meire Incarnação, destaca que os médicos vão reforçar a cobertura médica na saúde da família. “O programa Mais Médicos vem colaborar com a atenção básica nos municípios, trazendo um atendimento mais eficaz aos cidadãos.
É importante ressaltar que a iniciativa do governo contempla não só o investimento em recursos humanos, mas também em estrutura, pois o médico deve ter condições para trabalhar”, ressalta.