Um grupo com 57 médicos estrangeiros que participam da segunda etapa do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, desembarcou em Goiânia na manhã deste sábado, 26. Os profissionais terão contato durante esta semana com os hospitais e clínicas especializadas do Estado e, posteriormente, seguirão para os municípios onde começarão os trabalhos a partir do dia 4 de novembro.
Os médicos, em sua maioria vindos de Cuba, foram recepcionados pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que também fará a recepção em São Paulo e Manaus.
“A presença do médico é o primeiro alívio das pessoas que estão sofrendo, ele ajuda a mudar a estrutura dessa realidade e faz a diferença quando está perto da comunidade”, afirmou Padilha durante a recepção.
Ao todo, 20 municípios goianos serão atendidos, dentre eles a Capital. Está previsto para os primeiros dias, além da visita aos hospitais, um curso sobre os problemas de saúde mais comuns de cada região. “Esses médicos são preparados para atender 80% dos problemas, sem precisar ficar pensando em equipamento, temos que mudar a mentalidade que ainda existe no SUS”, disse o ministro.