Categorias: Concursos

Mais do que nunca, o país precisa de servidores

 

 

Os noticiários estão abarrotados de notícias de corrupção, investigações e escândalos políticos envolvendo o governo. A população se dividiu em duas e a interseção está no grupo daqueles que esperam por uma gestão pública mais transparente e competente. Deve-se lembrar que a administração de um Estado não se faz só pelas mãos dos políticos, há uma estrutura gigantesca de profissionais que fazem a máquina funcionar, que estão ali para servir ao Estado e não a um governo, que é transitório.

Mais do que nunca, o país precisa de servidores públicos. Pessoas que estão dispostas a trabalhar pela construção – e por que não dizer reconstrução – de uma nação. Não tenho tanta convicção de que todos aqueles que estão investindo tempo, dinheiro e energia a se prepararem para provas de concursos públicos estão cientes do compromisso que irão assumir. Lamento todas as vezes que vejo manifestações daqueles que estão querendo mais é fazer valer o jeitinho esperto do brasileiro de se dar bem.

É totalmente ilusória e decepcionante a posição de candidatos a trabalhar para o governo que deixam claro que mal podem esperar para ganhar bem e trabalhar pouco. Com intenção explícita de aproveitar dos benefícios do modelo de empregabilidade do setor público para extrair vantagens sem dar nada ou quase nada em troca. Pior ainda são aqueles que estão nas ruas – e nas redes sociais – defendendo o fim da corrupção com uma mão e levantando a bandeira da malemolência na outra.

Trabalho é um assunto sério em qualquer âmbito. É exercer uma função para servir a outros. É produzir para toda a sociedade e este papel é ainda mais forte nos quadros públicos. Hoje sabemos muito bem que não temos acesso a serviços de qualidade, reclamamos por isso, nos revoltamos e maldizemos a nação – e até a figura da presidente – em função disso.

Temos mesmo que reclamar, que bater panelas nas janelas, ir para rua. Fazer barulho… só que é preciso agir em prol de mudar o cenário com nossas mãos e, se você, concurseiro, está empenhado em dar sua contribuição depois de ser aprovado no concurso público, esteja ciente do seu papel e o defenda. Você será um servidor do público, do Estado, da nação, da nossa nação e não de um governo.

Seja orgulhoso das funções que vai executar e capriche, tanto quanto está se esforçando para estar lá dentro. Ter uma remuneração bacana, estabilidade e tantos outros benefícios é excelente, por isso garanta que você fará jus a cada centavo, a cada dia de trabalho garantido. É isso que todos aqueles que pagam impostos e aqueles que precisam dos serviços públicos esperam de você.

Bons estudos e contem comigo. 

Letícia Nobre é jornalista e coach especializada em concursos. Está no mercado de concursos há mais de 7 anos e é editora-chefe do SOS Concurseiro, site de notícias, coaching e orientação para concursos públicos. Contato: leticia@sosconcurseiro.com.br

Marcley Matos

Notícias Recentes

Zagueiro Pedro Henrique enxerga potencial em recuperação do Atlético-GO na Série A

Sem vencer há 55 dias, Atlético-GO vive uma crise que aumenta a cada rodada no…

10/08/2024

Referência, Hospital de Uruaçu realiza 17ª captação de órgãos para transplante

Já é a 17ª captação realizada no próprio hospital, que possui estrutura tecnológica para esse…

10/08/2024

Bombeiros combatem incêndio que destruiu galpão de estopas em Goiânia

A carga de incêndio era muito alta, composta por tecido e madeira. Apesar do cenário,…

10/08/2024

Hemeroteca do IHGG oferece acesso gratuito a 8 mil edições de 105 jornais e revistas sobre Goiás

Reprodução de edição do jornal O Mosquito publicado em Catalão na década de 1920, e…

10/08/2024

Jogos Olímpicos: Brasil vence Turquia e leva o bronze no vôlei feminino

A seleção feminina de vôlei encerrou a participação em Paris 2024 da melhor maneira possível:…

10/08/2024

Seleção Brasileira perde para os Estados Unidos e fica com a prata no Futebol Feminino em Paris

Não faltaram dedicação e suor. Nos Jogos Olímpicos das mulheres, as do futebol feminino defenderam…

10/08/2024