Samu completa dez anos de atendimento em Goiânia
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu, completa hoje, 07, dez anos de funcionamento na capital. Nesse período, o serviço passou a atender também a região metropolitana e contabiliza mais de 3 milhões ocorrências, com aproximadamente 40 mil ligações por mês.
Os principais atendimentos são de emergências clínicas, traumas, obstetrícia e transtornos mentais.
De acordo com o diretor técnico do Samu, Bruno Soares, há cerca de um ano o Samu firmou uma parceria com o Corpo de Bombeiros para atendimentos aéreos, que ele considera uma grande evolução do serviço para a população. Nesses casos, os bombeiros oferecem o helicóptero, e o Samu oferece o atendimento médico.
Segundo Bruno Soares, a parceria que também é terrestre, consegue regular as ocorrências e e facilitar o atendimento das corporações, diminuindo a perda de tempo.
Os trabalhos de agravo, ou seja, os atendimentos em horários com maior incidência de acidentes são feitos em dois períodos. Entre 6h e 8h, e das 18h às 20h. As ocorrências são normalmente de acidentes de trânsito.
Atualmente, para atender todas as ocorrências, o Samu utiliza 13 unidades de suporte básico, 4 unidades de suporte avançado (UTI móvel), 11 motolâncias e 1 helicóptero.
O serviço de urgência funciona 24 horas por dia e atende urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas. As ligações são gratuitas e feitas pelo número 192.
Trotes
Cerca de 30% das ligações recebidas pelo Samu são alarmes falsos ou brincadeiras. Para combater o problema, a Secretaria Municipal de Saúde criou o projeto Samuzinho, que consiste em realizar palestras nas escolas para conscientizar os alunos sobre a importância do atendimento de urgência.