Até o mês de agosto aproximadamente mil atletas estarão envolvidos na disputa do 3º Campeonato Municipal de Futsal de Aparecida de Goiânia. A competição, que começou nesta terça-feira, (14/05) é a maior da modalidade no Estado de Goiás, reunindo 60 times divididos nas categorias masculino, feminino e sub-17.
“O futsal é uma modalidade esportiva forte em nossa cidade. Temos dezenas de equipes que participam de várias competições e, principalmente, do campeonato municipal. Estamos incentivando essas equipes e atletas que também representam Aparecida em outras cidades e estados”, pontuou o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Geferson Aragão durante a abertura da competição no Ginásio Central.
Com a participação de equipes de diversas regiões da cidade, o Campeonato Municipal de Futsal de Aparecida também promove a socialização entre jovens e adultos praticantes da modalidade. “São aproximadamente mil jogadores envolvidos, centenas de pessoas assistindo as partidas entre times de escolas, associações e igrejas. O esporte tem essa capacidade de unir as pessoas. Além dos atletas as famílias também estão presentes em nossos ginásios”, destacou Geferson Aragão.
Confiança
Técnica do time que representa o Colégio de Aplicação Alfredo Nascer, Fernanda Cristina Gonçalves, aponta que as competições esportivas contribuem com o desenvolvimento pedagógico e também com a formação social dos competidores. “É de suma importância para os alunos, pois cria motivação entre eles, contribui com melhora da disciplina no ambiente escolar e também fora da escola. Já temos notado resultados positivos depois que nossos alunos começaram a praticar o futsal e disputar competições como essa”, destacou a educadora que pela segunda vez comanda uma equipe no Campeonato Municipal de Futsal de Aparecida de Goiânia.
Enquanto o time aquecia para a primeira partida no campeonato, a treinadora apontou que a equipe se preparou para fazer bonito na competição municipal. “Estamos treinando desde o ano passado, os meninos vestem a camisa e gostam de jogar. Nossa expectativa e boa e queremos fazer história, marcando o nome de nossa escola no futsal”, disse Fernanda Gonçalves.
Rodrigo Rosa é um dos jogadores do sub-17 do time que representa o Colégio Estadual Pedro Neca. O ponta esquerda está confiante minutos antes do inicio da primeira partida de sua equipe na competição. “Viemos de longe e, é claro, queremos vencer. No ano passado, chegamos às semifinais e, agora, queremos disputar o título da categoria”, pontuou o jovem atleta.
Premiação
Ao longo de quase quatro meses irão prevalecer na competição as melhores equipes. Nada mais justo que reconhecer o talento e a dedicação dos times e atletas com uma premiação a altura da competição. Este ano, serão divididos R$ 16 mil reais em premiação entre os melhores times de cada categoria. Além disso, os vencedores também irão receber jogos de uniformes e bolas oficiais.