Tudo pronto para o Dia D da vacinação contra raiva animal que será neste sábado, 22, das 8h às 17h, em 118 postos espalhados pela cidade. A data vem para reforçar a campanha que acontece de 1º a 20 de setembro. Apesar da vacina ser disponibilizada o ano todo, este é o mês de intensificar a imunização que pode ser feita rotineiramente no Centro de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal, no Bairro Santo André. (confira aqui, os locais de vacinação)
A meta é imunizar 52 mil cães e gatos em Anápolis durante a campanha, afirma a coordenadora do Centro de Zoonoses, Vera Lúcia Lourenço Dias. “Estamos intensificando nosso trabalho e com o Dia D mais pessoas terão tempo para imunizar os animais”, ressalta.
Para facilitar o processo, a orientação aos proprietários é de que levem todos os cães nas coleiras. Para animais agressivos ou de grande porte é essencial usar focinheiras. Já os gatos devem ser envolvidos em toalhas ou outros materiais que assegurem proteção. As medidas visam manter a segurança dos vacinadores e dos donos dos animais. Não é necessário levar cartão de vacina, uma vez que serão entregues comprovantes de imunização.
Veja os postos em Anápolis
{source}
<iframe style=”width:870px; height:1229px;” src=”//e.issuu.com/embed.html#9821857/64649958″ frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>
{/source}
Raiva
A raiva é uma doença viral, que pode ser transmitida entre mamíferos por meio da mordida. A doença afeta o sistema nervoso e causa danos à coordenação motora. Quando infectados, a letalidade em humanos é próxima a 100%. O correto é que a vacinação seja feita todos os anos.
A coordenadora do Centro de Zoonoses explica que, apesar de incomum, a raiva animal é uma doença perigosa e o cuidados com cães e gatos não pode ser negligenciados. “A raiva é um doença incurável e contagiosa. A vacina é a única forma de controle da doença”, diz Vera Lúcia Lourenço Dias.