Preservativos e autotestes de HIV em terminais de ônibus da cidade foram entregues pela Prefeitura de Goiânia, como parte de uma ação voltada para o Carnaval. As entregas foram realizadas nos terminais Praça A, Padre Pelágio e Praça da Bíblia com objetivo de conscientizar a população sobre a saúde sexual. Foram distribuídos 64.800 preservativos, mais de 12 mil lubrificantes e 1.080 autotestes.
Os preservativos também são disponibilizados em todas as unidades de saúde de Goiânia. Além disso, a Prefeitura trabalha para a ampliação da política de testagem, diagnóstico e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como por exemplo HIV, sífilis e Hepatites B e C na rede pública de saúde municipal.
Conforme o novo protocolo, os autotestes devem ser disponibilizados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), além dos Centros de Atenção Integrada à Saúde (Cais) e unidades de referência. A medida permite que os pacientes tenham acesso ao teste como parte obrigatória do processo de triagem nas unidades de saúde.
Os autotestes são feitos por meio de amostras de sangue da polpa digital, punção venosa ou fluido oral, com material sendo submetido ao reagente que fornece o resultado. O resultado sai em até 30 minutos e, caso o resultado dê positivo, o paciente é encaminhado para o tratamento específico do HIV.