Categorias: Cidades

Mais de 30% dos atendimentos na saúde são destinados para municípios vizinhos, diz prefeito de Senador Canedo

Em se tratando de saúde, o prefeito Divino Lemes explicou em entrevista a rádio Bandeirantes 820 AM que,  mais de 30% dos atendimentos nas unidades são para municípios vizinhos.  “Acima de 30% do atendimento nosso é com pessoal com residência em municípios próximos, isso pesa para nós, mas temos continuado o trabalho e buscando melhorar sempre”.

Segundo o prefeito, as unidades que tem  limites com Goiânia, pela Vila Pedroso, Oliveiras e Parque Atheneu são unidades mais procuradas por pessoas da Capital. “Já a compensação pelo inverso pelo leste da nossa cidade vem Caldazinha e Bonfinópolis que valem da nossa UPA, vale das nossas rede para fazer seus tratamentos. Se a gente for para a porta da nossa UPA fazer um mapeamento regularmente você vê vans de outros municípios chegando com pessoas para tratamento, inclusive algumas do Tocantins”, explica.

Em relação aos recursos, Divino destaca que nem sempre existe o suficiente.  “O  nosso sistema de visitação a lares e a famílias nos dá conta no nosso cadastro de 152 mil pessoas, e a contagem  é muito importante porque é por ela que se capita as receitas. Todos os índices de repasses federais vem encima dos números e nós somos de certa forma prejudicados pela atualização do IBGE que é defasada e também pela proximidade e procura de outros municípios, mas a gente faz o que pode”, relata o prefeito.

Leia Também: Sem precisar de reforma, Previdência de Senador Canedo tem fundo de R$ 200 mi

Crise hídrica  

O prefeito de Senador Canedo destacou ainda , que vai inaugurar duas estações de tratamento de água no município. Ele busca ainda trabalhar com a reserva de água  para evitar transtornos com o período de seca.

“Essas duas estações novas funcionando e com a reserva, a gente passa qualquer período de  dificuldade sem o morador sentir a falta. O grande problema que temos em alguns bairros é o cidadão não ter a caixa de reserva em casa. Então, a gente tendo uma reserva maior, tem a possibilidade de concertar o sistema sem que a população sinta a falta da água”, explica.

Vapt-Vupt ou ligeirinho

Em relação a polêmica do Vapt-Vupt, aonde o governo do Estado pressionou os municípios para que assumissem as despesas, o prefeito aponta como está a situação atualmente na cidade que conta também com um sistema próprio, o “ligeirinho”.

“Os dois estão funcionando no mesmo modelo que vinha no governo anterior, me parece que o governo do Estado equacionou bem e continua no mesmo modelo. O Vapt Vupt de Senador Canedo, tem o prédio que é a parte mais cara, que é o condomínio a prefeitura paga, água e luz e parte dos salários”, disse.

Em questão de gerência, o Vapt  Vupt é de responsabilidade do Estado. “Já o ligeirinho é 100% municipal, mas com o foco na mesma premissa que é serviço de qualidade e todos os serviços num prédio só. Lá nós temos todos os serviços públicos e recentemente mandamos para o ligeirinho também as marcações de consultas e exames da saúde”, explica Divino Lemes.

Isabel Cristina

Notícias Recentes

Zagueiro Pedro Henrique enxerga potencial em recuperação do Atlético-GO na Série A

Sem vencer há 55 dias, Atlético-GO vive uma crise que aumenta a cada rodada no…

10/08/2024

Referência, Hospital de Uruaçu realiza 17ª captação de órgãos para transplante

Já é a 17ª captação realizada no próprio hospital, que possui estrutura tecnológica para esse…

10/08/2024

Bombeiros combatem incêndio que destruiu galpão de estopas em Goiânia

A carga de incêndio era muito alta, composta por tecido e madeira. Apesar do cenário,…

10/08/2024

Hemeroteca do IHGG oferece acesso gratuito a 8 mil edições de 105 jornais e revistas sobre Goiás

Reprodução de edição do jornal O Mosquito publicado em Catalão na década de 1920, e…

10/08/2024

Jogos Olímpicos: Brasil vence Turquia e leva o bronze no vôlei feminino

A seleção feminina de vôlei encerrou a participação em Paris 2024 da melhor maneira possível:…

10/08/2024

Seleção Brasileira perde para os Estados Unidos e fica com a prata no Futebol Feminino em Paris

Não faltaram dedicação e suor. Nos Jogos Olímpicos das mulheres, as do futebol feminino defenderam…

10/08/2024