Publicidade
Categorias: Mundo
| Em 9 anos atrás

Maioria dos assinantes do Netflix compartilha suas contas

Compartilhar

São Paulo, 29 (AE) – Quase dois terços dos assinantes do Netflix compartilha login e senha com outras pessoas. O estudo, que considerou entrevistas com mais de 5 mil americanos e britânicos, foi conduzido pela GlobalWebIndex.

Dos usuários que permitem que outros usem o Netflix mesmo sem pagar, 30% o fazem com apenas uma pessoa, 16% dão suas senhas para outras duas; e 19% compartilham com até três. Apenas 35% não dividem suas contas.

Publicidade

Há algumas semanas, a empresa de pesquisas Parks Associates apontou em um estudo (chamado O Custo da Pirataria) que a prática de compartilhamento de contas de pagantes entre usuários não-pagantes gerariam perdas de até US$ 500 milhões em sua receita deste ano.

Publicidade

O Netflix, que tem mais de 65 milhões assinantes – o rival Hulu tem apenas 9 milhões de assinantes – em mais de 50 países (42 milhões só nos Estados Unidos, número inflado por usuários de outros países que fazem uso de VPN para acessar o conteúdo americano), no entanto, registrou um aumento de receita, chegando a US$ 1,64 bilhões (no ano passado foi US$ 1,34 bilhões).

Publicidade

A única queda relevante apareceu nos lucros, de 63%, partindo de US$ 71 milhões e chegando a US$ 26,3 milhões. A empresa se explicou dizendo ter sido consequência de investimento em expansão internacional e em produção de conteúdo próprio.

A prática de compartilhamento de contas, no entanto, é, de certa maneira, incentivada pelo próprio Netflix por meio de seus planos, que permitem, com variação de preço, que o usuário acesse com sua conta uma (R$ 19,90), duas (R$ 22,90) ou até quatro telas (R$ 29,90) ao mesmo tempo.

Publicidade

Dessa maneira, quatro pessoas poderiam dividir uma conta “premium”, e pagar R$ 7,50 cada um – uma economia de R$ 22,40 se comparado ao plano individual. A empresa também permite que sejam criados múltiplos perfis dentro de uma única assinatura para que as recomendações de filmes sejam personalizadas de acordo com cada membro de uma família, por exemplo. (Fonte: Estadão Conteúdo

 

 

Publicidade
Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: altairtavares@diariodegoias.com.br .