O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta quarta-feira (11), em maioria, pela manutenção do afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Na votação feita on-line, já foram 6 votos à favor e nenhum contra.
Além do afastamento de Ibaneis, o plenário também foi favorável à prisão do ex-secretário de Segurança Pública distrital, Anderson Torres. As decisões são resultantes dos atos terroristas que aconteceram na sede dos Três Poderes, em Brasília, no último domingo (8).
Na segunda-feira (9), o ministro Alexandre de Moraes determinou que o governador do DF fosse afastado do cargo por 90 dias. A Justiça acredita que os atos terroristas só podem ter tido a anuência do governo do DF, uma vez que os preparativos para o atentado eram conhecidos.
Até o momento, além do relator, ministro Alexandre de Moraes, votaram por manter as medidas cautelares os ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso. Os demais ministros têm até as 23h59 desta quarta-feira (11) para votar.
Com informações da Agência Brasil