A maior feira de turismo do Centro-Oeste, a Expo Turismo 2024, que acontece no Centro de Convenções de Goiânia nesta quinta (4) e sexta-feira (5), traz como destaque as principais regiões turísticas do Estado de Goiás. O turismo regional será promovido pela Goiás Turismo, com a presença de especialistas no assunto e autoridades goianas.
A Agência Estadual de Turismo terá estande de 90 metros quadrados que vão expor detalhes das 12 regiões turísticas do Estado. No espaço estarão os principais atrativos goianos em telões de LED, balcões temáticos, com cachoeiras, ecoturismo, cultura, saúde e bem-estar; além de produtos da gastronomia local, como queijos, vinhos, doces e cachaças.
A novidade deste ano é a prática de rapel que será oferecida no local para representar o Turismo de Aventura. A edição de 2024 da Expo Turismo vai reunir 160 expositores e 4 mil participantes.
Além disso, na oportunidade, a Goiás Turismo e a Emater vão assinar o termo de cooperação para execução do Aconchego Rural – Programa de Turismo Rural do Estado de Goiás. O objetivo é divulgar e promover roteiros rurais, envolvendo programas e experiências no campo visando o desenvolvimento da atividade no estado.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em território goiano, há mais de 95 mil estabelecimentos agropecuários geridos por agricultores familiares. De acordo com a Emater, todas essas propriedades possuem potencial para o turismo rural, sendo uma nova alternativa de renda aos proprietários.
A Goiás Turismo também vai realizar três palestras voltadas para a qualificação dos participantes. Na quinta (4), a partir das 15h, a doutoranda em turismo, Fahrenheit Barbosa Amarante, vai abordar o tema “Em busca da governança regional do turismo: o papel do poder público e privado”. A partir das 17h, no mesmo dia, a coordenadora do Observatório do Turismo, Giovanna Tavares, vai falar sobre “Turismo goiano em dados”.
Já na sexta (5), no encerramento da Expo Turismo, será a vez do mestre em administração hoteleira, Ariel Figueroa, ministrar o tema “Minha empresa está preparada para atender o segmento 60+?”, que palestrará às 15h.