O candidato a prefeito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), tem entre 50% e 75% dos pulmões comprometidos, informou nesta terça-feira (27) o pneumologista Marcelo Rabahi, que acompanha o político.

O médico, porém, explicou que este dado não é tão relevante na condução do caso. “O que importa é o nível de oxigenação”, afirmou. Ele reforçou também que Maguito está consciente e com funções cardíacas e renais normais. O candidato respira com auxílio de uma máscara, mas sem necessidade de intubação invasiva. A resposta ao tratamento foi descrita como satisfatória.

Publicidade

O candidato está com microtromboses, que são coágulos microscópicos que aparecem em pacientes com covid-19. Rabahi explicou que o tratamento é feito com anticoagulante e ressaltou que, “alguns pacientes têm resposta mais lenta.”

Publicidade

Rabahi afirmou que Maguito não apresentou piora no quadro nas últimas 24 horas. “O que ele precisa é se manter seguro, sem complicações, até que o curso dessa fase da doença possa ser transposta”, explicou.

Publicidade

O pneumologista reforçou que a decisão de transferência para o Albert Einstein, em São Paulo, foi tomada em conjunto com a família. Uma equipe médica de São Paulo chegará a Goiânia na tarde desta terça-feira (27) e fará uma avaliação. Maguito será então levado ao aeroporto em uma UTI Móvel e, posteriormente, usará uma UTI Aérea para chegar até o hospital. “Vai ser feito com toda a segurança para que a gente possa garantir toda a assistência do hospital para o aeroporto e também no transporte aéreo”, destacou o médico.

Rabahi ponderou que, em São Paulo, o candidato poderá ter assistência ventilatória mais otimizada e lembrou que o Órion, hospital que Maguito está internado em Goiânia, é do mesmo complexo hospitalar do Albert Einstein. A equipe médica de São Paulo também orientou que ele prosseguisse o tratamento na capital paulista. Rabahi acompanhará Maguito durante o período no Einstein.

Publicidade
Publicidade